O online dating e a formação da identidade digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32992 |
Resumo: | Este estudo aborda o tema online dating e a formação da identidade digital, fazendo uma comparação entre as realidades dos estudantes do mestrado de Comunicação Social - Novos Medias da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e os mestrandos do curso Desenvolvimento Pessoal Intercultural e Gestão de Comunicação da Universidade de Jena Friedrich Schiller (FSUJ). O objetivo deste estudo é identificar diferenças nos comportamentos e nos motivos pelos quais os estudantes utilizam ou não sites e aplicações para encontros e como constroem as suas identidades e perfis nestas ferramentas. O presente estudo identificou que amostra investigada é mais similar do que diferente em relação ao uso do online dating e a construção da identidade digital, embora tenham sido detetadas algumas diferenças. As diferenças mais significativas foram em relação às experiências que tiveram, o que afetou a forma como os entrevistados vêm o online dating. Essas diferenças foram causadas devido ao relacionamento interpessoal, o contacto com o outro, que está inserido em culturas diferentes, sendo os fatores socioeconómico e cultural relevantes neste caso. Os entrevistados da Alemanha mostraram-se mais positivos em relação ao online dating, do que o grupo de Portugal. Já em relação aos motivos que os levaram a usar o online dating, a forma como criam as suas identidades, e como percebem o outro não foi encontrada nenhuma diferença relevante. |
id |
RCAP_19de53448968741211a1a4a3ab773f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O online dating e a formação da identidade digitalRelacionamento OnlineOnline DatingIdentidade DigitalEste estudo aborda o tema online dating e a formação da identidade digital, fazendo uma comparação entre as realidades dos estudantes do mestrado de Comunicação Social - Novos Medias da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e os mestrandos do curso Desenvolvimento Pessoal Intercultural e Gestão de Comunicação da Universidade de Jena Friedrich Schiller (FSUJ). O objetivo deste estudo é identificar diferenças nos comportamentos e nos motivos pelos quais os estudantes utilizam ou não sites e aplicações para encontros e como constroem as suas identidades e perfis nestas ferramentas. O presente estudo identificou que amostra investigada é mais similar do que diferente em relação ao uso do online dating e a construção da identidade digital, embora tenham sido detetadas algumas diferenças. As diferenças mais significativas foram em relação às experiências que tiveram, o que afetou a forma como os entrevistados vêm o online dating. Essas diferenças foram causadas devido ao relacionamento interpessoal, o contacto com o outro, que está inserido em culturas diferentes, sendo os fatores socioeconómico e cultural relevantes neste caso. Os entrevistados da Alemanha mostraram-se mais positivos em relação ao online dating, do que o grupo de Portugal. Já em relação aos motivos que os levaram a usar o online dating, a forma como criam as suas identidades, e como percebem o outro não foi encontrada nenhuma diferença relevante.Patrão, Carla Susana Ribeiro, 1974-Repositório ComumVeríssimo, Juliane Corrêa2020-07-23T11:07:17Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32992202484491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:57.315487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O online dating e a formação da identidade digital |
title |
O online dating e a formação da identidade digital |
spellingShingle |
O online dating e a formação da identidade digital Veríssimo, Juliane Corrêa Relacionamento Online Online Dating Identidade Digital |
title_short |
O online dating e a formação da identidade digital |
title_full |
O online dating e a formação da identidade digital |
title_fullStr |
O online dating e a formação da identidade digital |
title_full_unstemmed |
O online dating e a formação da identidade digital |
title_sort |
O online dating e a formação da identidade digital |
author |
Veríssimo, Juliane Corrêa |
author_facet |
Veríssimo, Juliane Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrão, Carla Susana Ribeiro, 1974- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Juliane Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento Online Online Dating Identidade Digital |
topic |
Relacionamento Online Online Dating Identidade Digital |
description |
Este estudo aborda o tema online dating e a formação da identidade digital, fazendo uma comparação entre as realidades dos estudantes do mestrado de Comunicação Social - Novos Medias da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e os mestrandos do curso Desenvolvimento Pessoal Intercultural e Gestão de Comunicação da Universidade de Jena Friedrich Schiller (FSUJ). O objetivo deste estudo é identificar diferenças nos comportamentos e nos motivos pelos quais os estudantes utilizam ou não sites e aplicações para encontros e como constroem as suas identidades e perfis nestas ferramentas. O presente estudo identificou que amostra investigada é mais similar do que diferente em relação ao uso do online dating e a construção da identidade digital, embora tenham sido detetadas algumas diferenças. As diferenças mais significativas foram em relação às experiências que tiveram, o que afetou a forma como os entrevistados vêm o online dating. Essas diferenças foram causadas devido ao relacionamento interpessoal, o contacto com o outro, que está inserido em culturas diferentes, sendo os fatores socioeconómico e cultural relevantes neste caso. Os entrevistados da Alemanha mostraram-se mais positivos em relação ao online dating, do que o grupo de Portugal. Já em relação aos motivos que os levaram a usar o online dating, a forma como criam as suas identidades, e como percebem o outro não foi encontrada nenhuma diferença relevante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-07-23T11:07:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/32992 202484491 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/32992 |
identifier_str_mv |
202484491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032816259072 |