Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Amílcar Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/183
Resumo: O tema desta dissertação de Mestrado é a avaliação do desempenho docente. Inicio este estudo com a construção conceptual do termo avaliação, aplicada em concreto à actividade do professor. Alguns autores, como Hadji e Day consideram a avaliação como um processo reflexivo com carácter formativo, que analisa o desempenho de forma contextualizada, no seio da comunidade escolar, sempre com objectivos de aperfeiçoamento profissional partindo de grelhas predefinidas que estabelecem as melhores práticas para determinados contextos. Outros autores, como Azevedo, Crato e Carvalho, introduzem a meritocracia no sistema, perspectivando a avaliação como prestação de contas do professor perante a sociedade, baseada nos resultados escolares que consegue obter com os seus alunos. Esta avaliação é reguladora, judicativa e tem objectivos graduadores que pretendem distinguir pelo mérito os professores competentes que devem ser recompensados relativamente aos demais (...)
id RCAP_6fc97a70384c44d7472f551d5351f21d
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.EducaçãoAvaliação  do desempenhoAvaliação docenteTMEO tema desta dissertação de Mestrado é a avaliação do desempenho docente. Inicio este estudo com a construção conceptual do termo avaliação, aplicada em concreto à actividade do professor. Alguns autores, como Hadji e Day consideram a avaliação como um processo reflexivo com carácter formativo, que analisa o desempenho de forma contextualizada, no seio da comunidade escolar, sempre com objectivos de aperfeiçoamento profissional partindo de grelhas predefinidas que estabelecem as melhores práticas para determinados contextos. Outros autores, como Azevedo, Crato e Carvalho, introduzem a meritocracia no sistema, perspectivando a avaliação como prestação de contas do professor perante a sociedade, baseada nos resultados escolares que consegue obter com os seus alunos. Esta avaliação é reguladora, judicativa e tem objectivos graduadores que pretendem distinguir pelo mérito os professores competentes que devem ser recompensados relativamente aos demais (...)2009-04-30T17:44:58Z2013-08-14T18:00:42Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/183porCota: TME 259Ferreira, Carlos Amílcar Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:28ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
title Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
spellingShingle Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
Ferreira, Carlos Amílcar Santos
Educação
Avaliação  do desempenho
Avaliação docente
TME
title_short Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
title_full Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
title_fullStr Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
title_sort Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
author Ferreira, Carlos Amílcar Santos
author_facet Ferreira, Carlos Amílcar Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carlos Amílcar Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação  do desempenho
Avaliação docente
TME
topic Educação
Avaliação  do desempenho
Avaliação docente
TME
description O tema desta dissertação de Mestrado é a avaliação do desempenho docente. Inicio este estudo com a construção conceptual do termo avaliação, aplicada em concreto à actividade do professor. Alguns autores, como Hadji e Day consideram a avaliação como um processo reflexivo com carácter formativo, que analisa o desempenho de forma contextualizada, no seio da comunidade escolar, sempre com objectivos de aperfeiçoamento profissional partindo de grelhas predefinidas que estabelecem as melhores práticas para determinados contextos. Outros autores, como Azevedo, Crato e Carvalho, introduzem a meritocracia no sistema, perspectivando a avaliação como prestação de contas do professor perante a sociedade, baseada nos resultados escolares que consegue obter com os seus alunos. Esta avaliação é reguladora, judicativa e tem objectivos graduadores que pretendem distinguir pelo mérito os professores competentes que devem ser recompensados relativamente aos demais (...)
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2009-04-30T17:44:58Z
2013-08-14T18:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/183
url http://hdl.handle.net/11328/183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546310758400