Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/183 |
Resumo: | O tema desta dissertação de Mestrado é a avaliação do desempenho docente. Inicio este estudo com a construção conceptual do termo avaliação, aplicada em concreto à actividade do professor. Alguns autores, como Hadji e Day consideram a avaliação como um processo reflexivo com carácter formativo, que analisa o desempenho de forma contextualizada, no seio da comunidade escolar, sempre com objectivos de aperfeiçoamento profissional partindo de grelhas predefinidas que estabelecem as melhores práticas para determinados contextos. Outros autores, como Azevedo, Crato e Carvalho, introduzem a meritocracia no sistema, perspectivando a avaliação como prestação de contas do professor perante a sociedade, baseada nos resultados escolares que consegue obter com os seus alunos. Esta avaliação é reguladora, judicativa e tem objectivos graduadores que pretendem distinguir pelo mérito os professores competentes que devem ser recompensados relativamente aos demais (...) |
id |
RCAP_6fc97a70384c44d7472f551d5351f21d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores.EducaçãoAvaliação do desempenhoAvaliação docenteTMEO tema desta dissertação de Mestrado é a avaliação do desempenho docente. Inicio este estudo com a construção conceptual do termo avaliação, aplicada em concreto à actividade do professor. Alguns autores, como Hadji e Day consideram a avaliação como um processo reflexivo com carácter formativo, que analisa o desempenho de forma contextualizada, no seio da comunidade escolar, sempre com objectivos de aperfeiçoamento profissional partindo de grelhas predefinidas que estabelecem as melhores práticas para determinados contextos. Outros autores, como Azevedo, Crato e Carvalho, introduzem a meritocracia no sistema, perspectivando a avaliação como prestação de contas do professor perante a sociedade, baseada nos resultados escolares que consegue obter com os seus alunos. Esta avaliação é reguladora, judicativa e tem objectivos graduadores que pretendem distinguir pelo mérito os professores competentes que devem ser recompensados relativamente aos demais (...)2009-04-30T17:44:58Z2013-08-14T18:00:42Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/183porCota: TME 259Ferreira, Carlos Amílcar Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:28ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
title |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. Ferreira, Carlos Amílcar Santos Educação Avaliação do desempenho Avaliação docente TME |
title_short |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
title_full |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
title_sort |
Avaliação do desempenho docente: expectativas dos professores. |
author |
Ferreira, Carlos Amílcar Santos |
author_facet |
Ferreira, Carlos Amílcar Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Amílcar Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação do desempenho Avaliação docente TME |
topic |
Educação Avaliação do desempenho Avaliação docente TME |
description |
O tema desta dissertação de Mestrado é a avaliação do desempenho docente. Inicio este estudo com a construção conceptual do termo avaliação, aplicada em concreto à actividade do professor. Alguns autores, como Hadji e Day consideram a avaliação como um processo reflexivo com carácter formativo, que analisa o desempenho de forma contextualizada, no seio da comunidade escolar, sempre com objectivos de aperfeiçoamento profissional partindo de grelhas predefinidas que estabelecem as melhores práticas para determinados contextos. Outros autores, como Azevedo, Crato e Carvalho, introduzem a meritocracia no sistema, perspectivando a avaliação como prestação de contas do professor perante a sociedade, baseada nos resultados escolares que consegue obter com os seus alunos. Esta avaliação é reguladora, judicativa e tem objectivos graduadores que pretendem distinguir pelo mérito os professores competentes que devem ser recompensados relativamente aos demais (...) |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2009-04-30T17:44:58Z 2013-08-14T18:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/183 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546310758400 |