Comer à mão - projeto de food design português para uma vida melhor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10672 |
Resumo: | Esta proposta assenta em três premissas: comer de pé e à mão, sem recurso a utensílios (faca e garfo, hashi), segundo percentagens nutricionais recomendadas pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS) e degustando a vasta cultura organoléptica portuguesa. Pretende-se redescobrir o elevado património organoléptico do território nacional desenhando-o para a sua disseminação à escala global, tendo como base a apropriação de um contentor comestível disponibilizado pela cultura local — caixa de hóstia. Assim, o projeto que se pretende desenvolver aplica-se culturalmente à identidade de uma cultura hedonista, onde se persegue simultaneamente o prazer e a saúde, ainda que sob os constrangimentos sócio-económicos atuais. No entanto, e enquanto exercício de reflexão tecnológica procurará o projeto partir da interação original com o seu território, descobrindo na tradição processos que são, eles próprios, ancestrais produtores de cultura, disseminável noutros territórios. |
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Comer à mão - projeto de food design português para uma vida melhorGastronomiaCulinária - DesignRefeiçõesCultura portuguesaEsta proposta assenta em três premissas: comer de pé e à mão, sem recurso a utensílios (faca e garfo, hashi), segundo percentagens nutricionais recomendadas pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS) e degustando a vasta cultura organoléptica portuguesa. Pretende-se redescobrir o elevado património organoléptico do território nacional desenhando-o para a sua disseminação à escala global, tendo como base a apropriação de um contentor comestível disponibilizado pela cultura local — caixa de hóstia. Assim, o projeto que se pretende desenvolver aplica-se culturalmente à identidade de uma cultura hedonista, onde se persegue simultaneamente o prazer e a saúde, ainda que sob os constrangimentos sócio-económicos atuais. No entanto, e enquanto exercício de reflexão tecnológica procurará o projeto partir da interação original com o seu território, descobrindo na tradição processos que são, eles próprios, ancestrais produtores de cultura, disseminável noutros territórios.This proposal sets on three premises: to eat on foot and by hand, without resource to utensils (knife and fork), according to the well-balanced nutritional rates advised by the Portuguese Health System and relishing the vast organoleptic portuguese culture. We wish to rediscover the lofty organoleptic heritage of the national land, adapting it to a global scale diffusion, having as support the appropriation of an edible container available in the local culture — the waffer. So, the project we intend to develop in the future applies culturally to the identity of an hedonista culture, where we simultaneously look for pleasure and health, although strongly conditioned by the presente models of the international economics. However, and as a technological reflection exercise, the project will try to start from the original interaction with its territory, discovering in tradition processes which, themselves, are ancestral culture producers, spreadable on other domains.Universidade de Aveiro2012-12-202012-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10672TID:201582473porMadureira, Lígia Afreixo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:37Zoai:ria.ua.pt:10773/10672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:09.918173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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