Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelha, Marta
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins, Idalina, Costa, Nilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/822
Resumo: A disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas.
id RCAP_1a0424cf6af77d935ca1565686d94f48
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.Colaboração docenteColaboração professores- investigadoresEnsino das ciênciasA disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas.2014-07-07T11:29:07Z2014-07-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/822http://hdl.handle.net/11328/822porAbelha, M., Martins, I. & Costa, N. (2008). Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. Revista Ciência em Tela, 1 (2), 1-10.1984-154XAbelha, MartaMartins, IdalinaCosta, Nilzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:03Zoai:repositorio.upt.pt:11328/822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:20.374713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
title Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
spellingShingle Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
Abelha, Marta
Colaboração docente
Colaboração professores- investigadores
Ensino das ciências
title_short Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
title_full Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
title_fullStr Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
title_full_unstemmed Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
title_sort Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
author Abelha, Marta
author_facet Abelha, Marta
Martins, Idalina
Costa, Nilza
author_role author
author2 Martins, Idalina
Costa, Nilza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abelha, Marta
Martins, Idalina
Costa, Nilza
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração docente
Colaboração professores- investigadores
Ensino das ciências
topic Colaboração docente
Colaboração professores- investigadores
Ensino das ciências
description A disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2014-07-07T11:29:07Z
2014-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/822
http://hdl.handle.net/11328/822
url http://hdl.handle.net/11328/822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Abelha, M., Martins, I. & Costa, N. (2008). Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. Revista Ciência em Tela, 1 (2), 1-10.
1984-154X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989036552192