Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/822 |
Resumo: | A disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas. |
id |
RCAP_1a0424cf6af77d935ca1565686d94f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/822 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas.Colaboração docenteColaboração professores- investigadoresEnsino das ciênciasA disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas.2014-07-07T11:29:07Z2014-07-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/822http://hdl.handle.net/11328/822porAbelha, M., Martins, I. & Costa, N. (2008). Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. Revista Ciência em Tela, 1 (2), 1-10.1984-154XAbelha, MartaMartins, IdalinaCosta, Nilzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:03Zoai:repositorio.upt.pt:11328/822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:20.374713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
title |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
spellingShingle |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. Abelha, Marta Colaboração docente Colaboração professores- investigadores Ensino das ciências |
title_short |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
title_full |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
title_fullStr |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
title_full_unstemmed |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
title_sort |
Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. |
author |
Abelha, Marta |
author_facet |
Abelha, Marta Martins, Idalina Costa, Nilza |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Idalina Costa, Nilza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abelha, Marta Martins, Idalina Costa, Nilza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração docente Colaboração professores- investigadores Ensino das ciências |
topic |
Colaboração docente Colaboração professores- investigadores Ensino das ciências |
description |
A disseminação de uma experiência educativa no contexto português do ensino das Ciências apresenta-se como principal finalidade deste relato e constitui uma forma de valorizar positivamente os professores de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas envolvidos que, trabalhando colaborativamente (professor-professor e professores-investigadores) e numa perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, planificaram, implementaram e avaliaram uma aula leccionada em regime de co-docência sobre a temática Chuvas Ácidas a alunos com 13-14 anos de idade de uma turma do 8º ano de escolaridade. Os resultados da implementação desta aula evidenciam que o trabalho colaborativo se reflecte positivamente nos actores educativos envolvidos. A contextualização das aprendizagens e a interdisciplinaridade permitiram aos alunos vivenciarem uma experiência educativa diferente que procurou proporcionar-lhes uma visão mais holística da Ciência. Por outro lado, a colaboração entre professores e professores-investigadores, conferiu aos professores maior segurança e abertura para o desenvolvimento de práticas curriculares diferentes das habitualmente promovidas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2014-07-07T11:29:07Z 2014-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/822 http://hdl.handle.net/11328/822 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Abelha, M., Martins, I. & Costa, N. (2008). Colaboração docente na área das Ciências Físicas e Naturais: uma aula em regime de co-docência sobre chuvas ácidas. Revista Ciência em Tela, 1 (2), 1-10. 1984-154X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134989036552192 |