Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelha, Marta
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Eusébio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2493
Resumo: No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração.
id RCAP_7cb803535f553562f7e718ba8e460584
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIPSupervisão pedagógicaColaboração DocenteFormação contínua de professoresNo âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração.2018-12-20T17:54:11Z2018-12-202018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAbelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493http://hdl.handle.net/11328/2493Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493http://hdl.handle.net/11328/2493por2183-8755Abelha, MartaMachado, Eusébio Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:36Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:38.497750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
title Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
spellingShingle Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
Abelha, Marta
Supervisão pedagógica
Colaboração Docente
Formação contínua de professores
title_short Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
title_full Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
title_fullStr Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
title_full_unstemmed Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
title_sort Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
author Abelha, Marta
author_facet Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
author_role author
author2 Machado, Eusébio André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Colaboração Docente
Formação contínua de professores
topic Supervisão pedagógica
Colaboração Docente
Formação contínua de professores
description No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20T17:54:11Z
2018-12-20
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493
http://hdl.handle.net/11328/2493
Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493
http://hdl.handle.net/11328/2493
identifier_str_mv Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493
url http://hdl.handle.net/11328/2493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-8755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134956912377856