Design universal: inclusão da comunidade surda em concertos de música ao vivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37891 |
Resumo: | Esta investigação surge a partir de um desejo de tornar a música acessível para todos, incluindo para os que não a ouvem. Conhecido o trabalho notável de Amber Galloway-Gallego na área da interpretação de canções em Língua Gestual, foi estudado o potencial inclusivo de haver um intérprete em concertos de música ao vivo. Para responder ao desafio de desenhar um ambiente de concerto inclusivo para a Comunidade Surda portuguesa questionou-se uma amostra da Comunidade e foram entrevistados intérpretes com experiência na interpretação de canções em Língua Gestual Portuguesa. São consideradas algumas hipóteses de inclusão do intérprete no contexto do espetáculo e sugeridas formas de validação das hipóteses. |
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Design universal: inclusão da comunidade surda em concertos de música ao vivoDesign universalInclusãoComunidade surdaMúsicaLíngua Gestual PortuguesaEsta investigação surge a partir de um desejo de tornar a música acessível para todos, incluindo para os que não a ouvem. Conhecido o trabalho notável de Amber Galloway-Gallego na área da interpretação de canções em Língua Gestual, foi estudado o potencial inclusivo de haver um intérprete em concertos de música ao vivo. Para responder ao desafio de desenhar um ambiente de concerto inclusivo para a Comunidade Surda portuguesa questionou-se uma amostra da Comunidade e foram entrevistados intérpretes com experiência na interpretação de canções em Língua Gestual Portuguesa. São consideradas algumas hipóteses de inclusão do intérprete no contexto do espetáculo e sugeridas formas de validação das hipóteses.This investigation arises from a desire to make music accessible to everyone, including those who do not hear it. Knowing the remarkable work of Amber Galloway-Gallego in the area of interpreting songs in Sign Language, the inclusive potential of having an interpreter in live music concerts was studied. To answer the challenge of designing an inclusive concert environment for the Portuguese Deaf Community, a sample of the Community was questioned and interpreters with experience in interpreting songs in Portuguese Sign Language were interviewed. Some hypotheses of inclusion of the interpreter in the context of the show are considered and suggested ways of validating the hypotheses.Marques, Ana LuísaCunha, AdelinoRepositório ComumNunes, Dolores Fernandes2021-11-04T13:03:30Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37891202782883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:35.467311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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