Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniela Sofia da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26774
Resumo: O presente relatório de estágio pretende apresentar estudo de caso da Distribuidora Aveirense, uma Pequena e Média Empresa (PME) a operar em mercados Business-to-Business (B2B), com sede em Aveiro. O estudo tem como objetivo fundamental a elaboração de um conjunto de estratégias de marketing e comunicação digital que não exijam grandes investimentos financeiros. A estrutura do relatório é composta por um enquadramento teórico, onde são abordados aspetos essenciais da comunicação e marketing digital em PME e em mercados B2B. Em seguida, é apresentada a metodologia utilizada, seguida do estudo de caso. Finalmente, são reveladas as considerações finais, incluindo as limitações encaradas e sugestões de pesquisa futura. Após a realização do presente estudo conclui-se que através da aplicação de um conjunto de estratégias low-budget, as PME podem usufruir das vantagens trazidas pelos meios de comunicação digital, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.
id RCAP_9de1b7c1dbd1bd7df7bd6d4dd5ea6e05
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora AveirensePMEB2BComunicação digitalEstratégias de marketing digitalO presente relatório de estágio pretende apresentar estudo de caso da Distribuidora Aveirense, uma Pequena e Média Empresa (PME) a operar em mercados Business-to-Business (B2B), com sede em Aveiro. O estudo tem como objetivo fundamental a elaboração de um conjunto de estratégias de marketing e comunicação digital que não exijam grandes investimentos financeiros. A estrutura do relatório é composta por um enquadramento teórico, onde são abordados aspetos essenciais da comunicação e marketing digital em PME e em mercados B2B. Em seguida, é apresentada a metodologia utilizada, seguida do estudo de caso. Finalmente, são reveladas as considerações finais, incluindo as limitações encaradas e sugestões de pesquisa futura. Após a realização do presente estudo conclui-se que através da aplicação de um conjunto de estratégias low-budget, as PME podem usufruir das vantagens trazidas pelos meios de comunicação digital, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.This intership report intends to present the case study of Distribuidora Aveirense, a Small and Medium Enterprise (SME) operating in Business-to-Business (B2B) markets, headquartered in Aveiro. The main objective of the study is the creation of a set of digital marketing and communication strategies that do not require large financial investments. The structure of this report is composed by a theoretical framework, which addresses key aspects of digital marketing and communication in SMEs and B2B markets. Afterwards, the methodology used is presented, followed by the case study. Finally, the final considerations, including the limitations faced and suggestions for future research, are presented. After completing the present study, it is concluded that through the application of a set of low-budget strategies, SMEs can take advantage of the advantages brought by the digital media, without the need for large financial investments.2021-01-04T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26774TID:202237540porVieira, Daniela Sofia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:54Zoai:ria.ua.pt:10773/26774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:41.333413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
title Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
spellingShingle Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
Vieira, Daniela Sofia da Silva
PME
B2B
Comunicação digital
Estratégias de marketing digital
title_short Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
title_full Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
title_fullStr Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
title_full_unstemmed Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
title_sort Estratégias de marketing e comunicação digital lowbudget para PME a operar em mercados B2B: o caso da Distribuidora Aveirense
author Vieira, Daniela Sofia da Silva
author_facet Vieira, Daniela Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Daniela Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv PME
B2B
Comunicação digital
Estratégias de marketing digital
topic PME
B2B
Comunicação digital
Estratégias de marketing digital
description O presente relatório de estágio pretende apresentar estudo de caso da Distribuidora Aveirense, uma Pequena e Média Empresa (PME) a operar em mercados Business-to-Business (B2B), com sede em Aveiro. O estudo tem como objetivo fundamental a elaboração de um conjunto de estratégias de marketing e comunicação digital que não exijam grandes investimentos financeiros. A estrutura do relatório é composta por um enquadramento teórico, onde são abordados aspetos essenciais da comunicação e marketing digital em PME e em mercados B2B. Em seguida, é apresentada a metodologia utilizada, seguida do estudo de caso. Finalmente, são reveladas as considerações finais, incluindo as limitações encaradas e sugestões de pesquisa futura. Após a realização do presente estudo conclui-se que através da aplicação de um conjunto de estratégias low-budget, as PME podem usufruir das vantagens trazidas pelos meios de comunicação digital, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2021-01-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26774
TID:202237540
url http://hdl.handle.net/10773/26774
identifier_str_mv TID:202237540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651849166848