Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22855 |
Resumo: | Os números e a informação quantitativa surgem nos mais variados aspectos da vida de um cidadão o exercício da cidadania exige do indivíduo conhecimento e destreza com os números. Esta realidade faz com que à Matemática escolar se coloquem novos desafios no âmbito do ensino aprendizagem os números e operações nomeadamente o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. O objectivo do estudo que apresentamos neste artigo foi recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do 3ºciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do 7º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação que procurou ter em conta a vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número mas também os subconstructos que definem os números racionais. O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. Revelaram pouca compreensão dos números racionais escritos com recurso a outras formas de representação para além da fracção e da forma decimal e a maioria dos alunos evidenciou poucas competências de comparação e ordenação de números racionais. |
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Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridadeDesenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridadeArtigosOs números e a informação quantitativa surgem nos mais variados aspectos da vida de um cidadão o exercício da cidadania exige do indivíduo conhecimento e destreza com os números. Esta realidade faz com que à Matemática escolar se coloquem novos desafios no âmbito do ensino aprendizagem os números e operações nomeadamente o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. O objectivo do estudo que apresentamos neste artigo foi recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do 3ºciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do 7º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação que procurou ter em conta a vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número mas também os subconstructos que definem os números racionais. O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. Revelaram pouca compreensão dos números racionais escritos com recurso a outras formas de representação para além da fracção e da forma decimal e a maioria dos alunos evidenciou poucas competências de comparação e ordenação de números racionais.Numbers and quantitative information appear in various aspects of a citizen’s life and the exercise of citizenship requires skills in knowledge and dexterity with numbers. This reality presents school mathematics with new challenges towards the teaching and learning of numbers and operations including the development of students’ number sense. The aim of the study presented in this article was to gather evidence about the students’ number sense in grades 7 to 9, more specifically about th grade students’ sense of rational number. It is a research that has sought to take into account the wide and complex network of skills that characterize number sense as well as the sub-constructs that define rational numbers. The study has showed that students attach little meaning to numbers, operations and contexts, expressing difficulty to interpret situations as well as to define appropriate strategies. They have revealed difficulty in understanding rational numbers written by means of other representing forms besides the fraction or decimal form. Most students also showed few comparing and ordering abilities of rational numbers.APM - Associação de Professores de Matemática2010-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22855por2183-28380872-3915Borralho, AntónioLopes, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.412219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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