Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, António
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lopes, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22855
Resumo: Os números e a informação quantitativa surgem nos mais variados aspectos da vida de um cidadão o exercício da cidadania exige do indivíduo conhecimento e destreza com os números. Esta realidade faz com que à Matemática escolar se coloquem novos desafios no âmbito do ensino aprendizagem os números e operações nomeadamente o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. O objectivo do estudo que apresentamos neste artigo foi recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do 3ºciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do 7º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação que procurou ter em conta a vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número mas também os subconstructos que definem os números racionais. O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. Revelaram pouca compreensão dos números racionais escritos com recurso a outras formas de representação para além da fracção e da forma decimal e a maioria dos alunos evidenciou poucas competências de comparação e ordenação de números racionais.
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