Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Lília
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Ricardo, Rato, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22941
Resumo: A intervenção específica aos primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem tem sido destacada como uma das principais medidas no combate ao insucesso escolar (Conselho Nacional de Educação, 2015). Este estudo tem como objetivo testar se o Método Sentido de Número – Imagens Numéricas (MSN), aplicado em contexto de sala de aula, melhora o desempenho aritmético e cognitivo no final do 1.º ano de escolaridade. As crianças participantes no estudo (n = 130), com uma média de idades de 6,51 anos (DP = 0,84), foram rastreadas com uma bateria de sentido de número para identificar baixas, médias e altas competências numéricas; pré e pós-testadas com uma bateria neuropsicológica para avaliar o desempenho cognitivo, como a capacidade de memória e funcionamento executivo e, por fim, pós-testadas com um teste de conhecimento numérico para avaliar o desempenho aritmético. Foram analisados grupos experimentais (GE) com aplicação do MSN e grupos de controlo (GC) sem aplicação do MSN e os resultados demonstram que as crianças dos GE apresentaram melhores resultados no desempenho aritmético em comparação com as crianças dos GC, mas apenas as crianças com baixas competências numéricas apresentam melhorias significativas em comparação com as crianças do GC. Os resultados obtidos permitem concluir que o MSN apresenta-se como uma forte ferramenta no combate das primeiras dificuldades em matemática.
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spelling Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridadeMétodo sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais de crianças do 1.º ano de escolaridadeArtigosA intervenção específica aos primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem tem sido destacada como uma das principais medidas no combate ao insucesso escolar (Conselho Nacional de Educação, 2015). Este estudo tem como objetivo testar se o Método Sentido de Número – Imagens Numéricas (MSN), aplicado em contexto de sala de aula, melhora o desempenho aritmético e cognitivo no final do 1.º ano de escolaridade. As crianças participantes no estudo (n = 130), com uma média de idades de 6,51 anos (DP = 0,84), foram rastreadas com uma bateria de sentido de número para identificar baixas, médias e altas competências numéricas; pré e pós-testadas com uma bateria neuropsicológica para avaliar o desempenho cognitivo, como a capacidade de memória e funcionamento executivo e, por fim, pós-testadas com um teste de conhecimento numérico para avaliar o desempenho aritmético. Foram analisados grupos experimentais (GE) com aplicação do MSN e grupos de controlo (GC) sem aplicação do MSN e os resultados demonstram que as crianças dos GE apresentaram melhores resultados no desempenho aritmético em comparação com as crianças dos GC, mas apenas as crianças com baixas competências numéricas apresentam melhorias significativas em comparação com as crianças do GC. Os resultados obtidos permitem concluir que o MSN apresenta-se como uma forte ferramenta no combate das primeiras dificuldades em matemática.Specific intervention at the first signs of learning difficulties has been highlighted as one of the main strategies in combating school failure (Concelho Nacional de Educação, 2015). This study aims to test if the Number Sense Method – Numeric Images (MSN) applied in a classroom context improved arithmetic and cognitive achievement at the end of first grade. Children (n = 130) with a mean age of 6,51 (SD = 0,84) were screened with a number sense battery to identify low, medium, and high early numerical competencies; pre- and post-test with a neuropsychological battery to evaluate cognitive achievement as memory capacity and executive functioning; and, finally post-evaluation which included a number knowledge test to evaluate arithmetic achievement. Experimental groups (with MSN application) and controlled groups (without MSN application) were analysed and the results showed that children in the experimental groups had better results in arithmetic achievement compared to those in the control groups. Only children with low numerical competencies showed significant improvement to those in the control groups. The obtained results allowed us to conclude that MSN can be a strong tool in combating the first difficulties in mathematics.APM - Associação de Professores de Matemática2017-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22941por2183-28380872-3915Marcelino, LíliaTeixeira, RicardoRato, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:29.073977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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