O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15818
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1a1edb5754a0f3dc7f0783363ec6bba0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexasConsciência FonológicaDesvios ortográficoLeituraEscritaPhonological awarenessOrthographic deviationsReadingWrittingRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório apresentado desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Superviosionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo é constituído por duas partes correlacionadas: i) Descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB, e ii) estudo empírico, desenvolvimento no 1.º CEB. A investigação realizada decorreu da recolha e análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, tendo surgido a problemática O Desenvolvimento da Consciência Fonológica como Estratégia para Lidar com Erros Ortográficos em Sílabas Complexas, tendo como finalidade estudar tipos de desvios ortográficos de base fonológica. Em conformidade, definiu-se as seguintes questões de investigação: 1) Quais os fatores fonológicos associados à grafia das palavras? e 2) Como potenciar o desenvolvimento e a consciência fonológicos e a competência ortográfica? Configuraram-se como objetivos específicos do estudo: (i) caracterizar os tipos de desvios de base fonológica nas produções escritas de alunos do 1.º ano; (ii) descrever a grafia de sílabas complexas (ataques ramificados e codas), (iii) compreender o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica ao nível das sílabas complexas na ortografia. No decorrer do estudo, foi seguido um percurso Investigação-Ação, começando por se realizar uma diagnose inicial, posteriormente procedeu-se à realização de um Sequência-Didática, tendo-se finalizado a investigação com uma avaliação final. A recolha de dados foi feita através da observação direta e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que o trabalho contínuo e sistemático da consciência fonológica, com as crianças, irá influenciar positivamente a prestação das mesmas. Para além disso, o processo de aquisição das sílabas complexas (ataque ramificado e/ou coda) não é linear, podendo existir constituintes intrassilábicos que se revelem mais difíceis de compreender do que outros.Abstract This report was developed in the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History in the 2nd Cycle of Basic Education. It consists of two correlated parts: i) Description, critical and comparative analysis of the practices developed in the 1st and 2nd cycles of Basic Education, and ii) Empirical study, developed in the 1st cycle. The research conducted resulted from the collection and analysis of students' weaknesses and potentialities, and the problem of The Development of Phonological Awareness as a Strategy for Dealing with Spelling Errors in Complex Syllables emerged, with the purpose of studying types of phonologically based spelling disorders. Accordingly, the following research questions were defined: 1) What are the phonological factors associated with word spelling? and 2) How can we enhance phonological development and awareness and spelling competence? The specific objectives of the study were: (i) to characterize the type of phonologically based deviations in the written production of 1st grade students; (ii) to describe the spelling of complex syllables (branched attacks and codas), (iii) to understand the impact of the development of phonological awareness at the level of complex syllables on spelling. During the study, an action-research approach was followed, starting with an initial diagnosis, followed by a didactic sequence, and ending with a final evaluation. Data was collected through direct observation and document analysis. The results of the study show that continuous and systematic work on phonological awareness with children will positively influence their performance. Furthermore, the process of acquiring complex syllables (ramified attack and/or coda) is not linear, and there may be intrasyllabic constituents that prove more difficult to understand than others.Ferreira, PatriciaRCIPLDias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira2023-03-21T10:53:10Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15818TID:203188659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.529614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
title O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
spellingShingle O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira
Consciência Fonológica
Desvios ortográfico
Leitura
Escrita
Phonological awareness
Orthographic deviations
Reading
Writting
title_short O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
title_full O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
title_fullStr O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
title_full_unstemmed O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
title_sort O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas
author Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira
author_facet Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Patricia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência Fonológica
Desvios ortográfico
Leitura
Escrita
Phonological awareness
Orthographic deviations
Reading
Writting
topic Consciência Fonológica
Desvios ortográfico
Leitura
Escrita
Phonological awareness
Orthographic deviations
Reading
Writting
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
2022-07-19T00:00:00Z
2023-03-21T10:53:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15818
TID:203188659
url http://hdl.handle.net/10400.21/15818
identifier_str_mv TID:203188659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506812510208