Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Júlia Beatriz Mateus Santos Silva de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28611
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas e para conclusão da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos Salesianos de Manique – Escola, no ano letivo de 2018- 2019, apresento este Relatório Final sobre a temática do sofrimento. Tendo como unidade de referência a Unidade letiva 3 do manual do 7º ano, do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica, “Riqueza e Sentido dos Afetos”, e constatando que o tema do sofrimento não é abordado na etapa fundamental da vida que é a adolescência, proponho-me, neste trabalho, desenvolver uma proposta pedagógica para o incluir. Sofremos. É um facto decorrente da condição de ser-se humano. Pode sofrer-se de muitas maneiras: de tristeza, de desilusão, de abatimento, de perda, de angústia, de desespero. Existe, no entanto, sofrimento que pode e deve ser evitado, mas há também aquele que surge inesperadamente e que atinge o ser humano no mais profundo do seu ser, podendo, inclusivamente, destruí-lo. Sofremos. E agora? Com este trabalho não pretendo fazer um elogio do sofrimento, mas sim contribuir, de algum modo, para que jovens e crianças aprendam a lidar com as situações dolorosas com que se vão deparando. Perante estas, só existe uma possibilidade: escolher a maneira como as vivemos. É nosso papel, enquanto educadores, ajudar os jovens na busca e no encontro do seu próprio caminho, na certeza de que esse percurso terá algumas dificuldades e problemas que vão ter de saber ultrapassar. E cada vitória terá um sabor especial e constituirá uma verdadeira conquista interior.
id RCAP_b533f8002caa000cb01a3ad508663c7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetosSofrimentoEMRCEducação Moral e Religiosa CatólicaAdolescênciaAfetosAprendizagemEducaçãoSufferingCatholic Religious and Moral EducationAdolescenceAffectionLearningEducationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNo âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas e para conclusão da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos Salesianos de Manique – Escola, no ano letivo de 2018- 2019, apresento este Relatório Final sobre a temática do sofrimento. Tendo como unidade de referência a Unidade letiva 3 do manual do 7º ano, do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica, “Riqueza e Sentido dos Afetos”, e constatando que o tema do sofrimento não é abordado na etapa fundamental da vida que é a adolescência, proponho-me, neste trabalho, desenvolver uma proposta pedagógica para o incluir. Sofremos. É um facto decorrente da condição de ser-se humano. Pode sofrer-se de muitas maneiras: de tristeza, de desilusão, de abatimento, de perda, de angústia, de desespero. Existe, no entanto, sofrimento que pode e deve ser evitado, mas há também aquele que surge inesperadamente e que atinge o ser humano no mais profundo do seu ser, podendo, inclusivamente, destruí-lo. Sofremos. E agora? Com este trabalho não pretendo fazer um elogio do sofrimento, mas sim contribuir, de algum modo, para que jovens e crianças aprendam a lidar com as situações dolorosas com que se vão deparando. Perante estas, só existe uma possibilidade: escolher a maneira como as vivemos. É nosso papel, enquanto educadores, ajudar os jovens na busca e no encontro do seu próprio caminho, na certeza de que esse percurso terá algumas dificuldades e problemas que vão ter de saber ultrapassar. E cada vitória terá um sabor especial e constituirá uma verdadeira conquista interior.Having as scope the Master in Religious Sciences degree and the conclusion of the Supervised Teaching Practice (PES), held in the academic year 2018-2019, in the Salesianos of Manique School, I present this Final Report on suffering. The Unit of reference is Teaching Unit 3, 7th Year Manual of the Portuguese Catholic Religious and Moral Education Program, "Wealth and Sense of Affection". Noticing that the theme of suffering is not addressed in the fundamental stage of life which is the adolescence, I suggest, in this work, developing a pedagogical proposal to include it in it. We suffer. This is a fact arising from the condition of being human. We can suffer in many ways: sadness, disappointment, depression, loss, anguish, hopelessness. Nevertheless, there is suffering that can and should be avoided, but there is also that suffering which arises unexpectedly and reaches mankind in the depths of his being, and may even destroy that being. We suffer. What’s next? With this work I do not intend to praise suffering, but rather to contribute, in some way, to young people and children learning how to deal with the painful situations they will inevitably encounter. Facing these situations, there is only one possibility: to choose the way how we live them. It is our role, as educators, to help young people searching and finding their own way, in the certainly that this path will have some difficulties and problems that they will have to know how to overcome. And each victory will have a special taste and will be a true personal achievement.Pereira, Américo José PinheiraGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Júlia Beatriz Mateus Santos Silva de Sousa2019-11-07T10:44:57Z2019-07-162019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28611TID:202263177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:00.654009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
title Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
spellingShingle Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
Araújo, Júlia Beatriz Mateus Santos Silva de Sousa
Sofrimento
EMRC
Educação Moral e Religiosa Católica
Adolescência
Afetos
Aprendizagem
Educação
Suffering
Catholic Religious and Moral Education
Adolescence
Affection
Learning
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
title_full Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
title_fullStr Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
title_full_unstemmed Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
title_sort Sofremos. E agora? : uma proposta educativa a partir da reflexão sobre a Unidade Letiva 3 do 7º ano : Riqueza e sentido dos afetos
author Araújo, Júlia Beatriz Mateus Santos Silva de Sousa
author_facet Araújo, Júlia Beatriz Mateus Santos Silva de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Américo José Pinheira
Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Júlia Beatriz Mateus Santos Silva de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Sofrimento
EMRC
Educação Moral e Religiosa Católica
Adolescência
Afetos
Aprendizagem
Educação
Suffering
Catholic Religious and Moral Education
Adolescence
Affection
Learning
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Sofrimento
EMRC
Educação Moral e Religiosa Católica
Adolescência
Afetos
Aprendizagem
Educação
Suffering
Catholic Religious and Moral Education
Adolescence
Affection
Learning
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description No âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas e para conclusão da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos Salesianos de Manique – Escola, no ano letivo de 2018- 2019, apresento este Relatório Final sobre a temática do sofrimento. Tendo como unidade de referência a Unidade letiva 3 do manual do 7º ano, do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica, “Riqueza e Sentido dos Afetos”, e constatando que o tema do sofrimento não é abordado na etapa fundamental da vida que é a adolescência, proponho-me, neste trabalho, desenvolver uma proposta pedagógica para o incluir. Sofremos. É um facto decorrente da condição de ser-se humano. Pode sofrer-se de muitas maneiras: de tristeza, de desilusão, de abatimento, de perda, de angústia, de desespero. Existe, no entanto, sofrimento que pode e deve ser evitado, mas há também aquele que surge inesperadamente e que atinge o ser humano no mais profundo do seu ser, podendo, inclusivamente, destruí-lo. Sofremos. E agora? Com este trabalho não pretendo fazer um elogio do sofrimento, mas sim contribuir, de algum modo, para que jovens e crianças aprendam a lidar com as situações dolorosas com que se vão deparando. Perante estas, só existe uma possibilidade: escolher a maneira como as vivemos. É nosso papel, enquanto educadores, ajudar os jovens na busca e no encontro do seu próprio caminho, na certeza de que esse percurso terá algumas dificuldades e problemas que vão ter de saber ultrapassar. E cada vitória terá um sabor especial e constituirá uma verdadeira conquista interior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07T10:44:57Z
2019-07-16
2019-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28611
TID:202263177
url http://hdl.handle.net/10400.14/28611
identifier_str_mv TID:202263177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131936896057344