O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/193 |
Resumo: | A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas. Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos. |
id |
RCAP_1a2eb5e196a1d4f5b76c857c7278db22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/193 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.Educação interculturalFormação cívicaComportamentos de riscoTMEA sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas. Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos.2009-05-12T15:34:43Z2013-08-14T18:00:44Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/193porCota: TME 309Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:29ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
title |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
spellingShingle |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos Educação intercultural Formação cívica Comportamentos de risco TME |
title_short |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
title_full |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
title_fullStr |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
title_sort |
O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso. |
author |
Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos |
author_facet |
Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Formação cívica Comportamentos de risco TME |
topic |
Educação intercultural Formação cívica Comportamentos de risco TME |
description |
A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas. Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2009-05-12T15:34:43Z 2013-08-14T18:00:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/193 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546328584193 |