Supervisão nas organizações escolares: um estudo sobre o papel do diretor de agrupamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Maria Anunciação Costa Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3241
Resumo: Com a implementação do novo modelo de autonomia e gestão, instituído no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com a redação que lhe é dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, foram introduzidas mudanças significativas na organização escolar e na estrutura de novas funções por parte de quem nelas trabalha. Particularmente a figura do diretor a quem são exigidas agora funções de maior destaque. O diretor emerge assim, dotado de poderes, passando a ser de uma forma direta o responsável máximo da escola pública, com competências vastas em vários domínios. Todas estas novas exigências e desafios com que o diretor se depara sistematicamente determinam a necessidade de aquisições de competências. Nesta conjuntura, importa saber qual é o entendimento que os atuais diretores têm acerca destas mudanças e implicações para o desempenho do seu cargo. Nesse sentido, o objetivo geral da nossa investigação foi identificar e examinar as expectativas que os diretores expressam em relação às suas responsabilidades e analisar os obstáculos, desafios, estímulos, apoios e oportunidades que se manifestam no exercício das suas funções. O estudo centrou-se em seis Diretores de Agrupamentos de Escolas da Região Norte do Distrito de Viseu, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram alvo da técnica análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que é fundamental que o diretor seja capaz de dinamizar a organização escolar de uma forma proactiva, deve possuir experiência profissional na área da direção e acima de tudo, sentir paixão pela escola e pelo trabalho que desenvolve, emergindo as relações humanas como vitais a um eficaz desempenho. Identificaram-se líderes preocupados com a pressão administrativa, relevando a liderança como a forma de atuação em prol da resolução dos problemas que o país apresenta. Estes são líderes que se regem por um quadro de valores, procurando de uma forma partilhada e colaborante soluções pedagógicas, apontando e escolhendo as lideranças intermédias como forma de potenciar a eficácia escolar e assim puderem enfrentar e solucionar em conjunto os desafios da incerteza, da diversidade e do imprevisível.
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Nesta conjuntura, importa saber qual é o entendimento que os atuais diretores têm acerca destas mudanças e implicações para o desempenho do seu cargo. Nesse sentido, o objetivo geral da nossa investigação foi identificar e examinar as expectativas que os diretores expressam em relação às suas responsabilidades e analisar os obstáculos, desafios, estímulos, apoios e oportunidades que se manifestam no exercício das suas funções. O estudo centrou-se em seis Diretores de Agrupamentos de Escolas da Região Norte do Distrito de Viseu, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram alvo da técnica análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que é fundamental que o diretor seja capaz de dinamizar a organização escolar de uma forma proactiva, deve possuir experiência profissional na área da direção e acima de tudo, sentir paixão pela escola e pelo trabalho que desenvolve, emergindo as relações humanas como vitais a um eficaz desempenho. Identificaram-se líderes preocupados com a pressão administrativa, relevando a liderança como a forma de atuação em prol da resolução dos problemas que o país apresenta. Estes são líderes que se regem por um quadro de valores, procurando de uma forma partilhada e colaborante soluções pedagógicas, apontando e escolhendo as lideranças intermédias como forma de potenciar a eficácia escolar e assim puderem enfrentar e solucionar em conjunto os desafios da incerteza, da diversidade e do imprevisível.With the implementation of the new model of autonomy and management, established in Decree-Law n. º 75/2008, of April 22, with its new revision given by Decree-Law n. º 137/2012, of July 2, significant changes in school organization and structure of new functions were introduced by those who work in them, particularly the figure of the director from whom more prominent roles are now required . The director emerges empowered, being in a direct way the Head of the public school, with vast expertise in various fields. All these new demands and challenges systematically faced by the director determine the need for acquisition of skills. At this circumstance, it is important to know which is the understanding that the current directors have about these changes and implications for the performance of their role. Accordingly, the main goal of our research was to identify and examine the expectations that directors express regarding their responsibilities and analyze obstacles, challenges, incentives, supports and opportunities that arise in the course of their duties. The study focused on six Directors of School Groups in the North District of Viseu, to whom semi-structured interviews were applied, which were subsequently targeted by content analysis technique. The results indicate that it is essential that the director is proactively able to get a dynamic in the school organization. He must have experience in the field of direction and, above all, he must feel passion for school and for his work, promoting vital human relationships as a basis for an effective performance. Some leaders were identified as being concerned with the administrative pressure emphasizing leadership as a form of action towards the resolution of the problems the country is facing. They are leaders who are governed by a set of values, looking for shared and collaborative pedagogical solutions, pointing out and choosing the intermediate leaders in order to maximize school effectiveness and thus, together, being able to face and solve the challenges of uncertainty, diversity and unpredictability.2014-07-24T09:38:56Z2014-07-24T00:00:00Z2014-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3241porAmaral, Maria Anunciação Costa Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:54.573981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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