O diretor de turma: ação colaborativa numa estrutura de supervisão pedagógica intermédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cancela, Rui Jorge Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7393
Resumo: Numa escola em constante mutação, cada vez mais marcada por uma evolução rápida, caracterizada pela heterogeneidade, diversidade e diferenciação dos seus intervenientes, revestem-se de especial importância a liderança, a supervisão pedagógica, o trabalho colaborativo e reflexivo nos órgãos de gestão intermédios da escola. Assim, este relatório procurará analisar a ação do Diretor de Turma na promoção de um trabalho colaborativo no Conselho de Turma, as vantagens dessa atuação e as dificuldades sentidas por este órgão de gestão intermédia na procura da participação e da intervenção de todos, ao serviço da concretização dos objetivos comuns e das metas, que são a qualidade do ensino e a formação de crianças em toda a sua plenitude. Dado o caráter interpretativo deste estudo, procurámos socorrer-nos de uma experiência de 8 anos como titular deste cargo, selecionando para o efeito o enquadramento legislativo e os documentos que o operacionaliza, procurando assim dar uma maior consistência e rigor a toda a narrativa reflexiva. De forma a analisar o volume de documentos utilizados, procedemos à sua revisão, tratando em primeiro lugar os conceitos de supervisão e liderança, para depois nos cingirmos às funções do Diretor de Turma como gestor e líder do processo de ensino/aprendizagem em contexto escolar. Da nossa experiência, concluímos que a ação do Diretor de Turma não se deve limitar ao cumprimento das tarefas legalmente definidas na legislação, mas também desenvolver competências ao nível da comunicação e das relações interpessoais, do espírito empreendedor e da capacidade de motivação. Na verdade, só desta forma, o Diretor de Turma poderá exercer verdadeiras funções de liderança e supervisão, atuando como um agente de mudança, capaz de impelir todos aqueles que consigo trabalham no sentido de implementar uma cultura de escola, que a constitua como uma organização com identidade própria, na qual todos se envolvem, e com capacidade para responder adequadamente aos desafios permanentemente colocados pela sociedade.
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