Proposta de ativação digital para a marca NÄZ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17001 |
Resumo: | Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Proposta de ativação digital para a marca NÄZComunicaçãoAtivação de marcaMarketing experiencialModa sustentávelSlow fashionCommunicationBrand activationExperiential marketingSustainable fashionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Com um consumidor que cada vez mais é consciente no que diz respeito a temas relacionados com a sustentabilidade e tendo em conta que vivemos numa era em que a informação está ao alcance de todos, as marcas em geral, e em particular as de moda sustentável precisam de adequar e criar estratégias que permitam alcançar os respetivos targets e destacar-se da concorrência. É nesse sentido que a experiência do consumidor é hoje vista como uma forte aposta por parte das marcas, uma vez que a mesma permite criar uma maior proximidade física e emocional com os mesmos, proporcionando aos mesmos uma experiência memorável e diferente, que permite colocar as marcas nas suas mentes. Adicionalmente estas experiências conferem à marca a criação de uma relação com o seu consumidor, criando possibilidade de comunicar os respetivos valores. Por ser uma das mais poluentes, com base no perfil dos consumidores atuais, o aparecimento de novas marcas de moda sustentável e a penetração das marcas de grandes retalhistas enquanto players no mercado de moda sustentável, a indústria da moda tem atualmente desafios no campo da comunicação, uma vez que atualmente qualquer mensagem de sustentabilidade, não só em marcas de moda, é avaliada e analisada pelo consumidor que não quer cair em esquemas de greenwashing. A Näz é uma marca de moda sustentável portuguesa, que se destaca pela transparência nos seus processos de fabrico e produção e pela valorização das pessoas e materiais, bem como pela preocupação com a natureza e meio ambiente. No entanto a marca detém pouca notoriedade junto do consumidor de moda sustentável português, ainda que apresente potencial de se distinguir face aos concorrentes. Dito isto, o presente trabalho é um projeto de natureza aplicada no âmbito da Publicidade e Marketing, alicerçado no enquadramento conceptual e numa investigação exploratória de suporte ao desenvolvimento de uma ativação de marca e respetiva proposta de comunicação digital para a marca Näz cujo objetivo é divulgar a marca e os seus produtos aos consumidores portugueses.ABSTRACT: With consumers becoming increasingly conscious about sustainability-related issues and considering that we live in an era where information is readily available to everyone, brands in general, and sustainable fashion brands in particular, need to adapt and create strategies to reach their respective targets and stand out from the competition. It is in this context that the consumer experience is now seen as a strong focus for brands since it allows for a closer physical and emotional connection, providing consumers with a memorable and distinct experience that places the brand in their minds. Additionally, these experiences help the brand build a relationship with its consumers, creating the opportunity to communicate its values. Given that the fashion industry is one of the most polluting, and considering the current consumer profiles, the emergence of new sustainable fashion brands, and the entry of major retailers as players in the sustainable fashion market, the fashion industry currently faces challenges in communication. This is because any sustainability message, not only in fashion brands, is scrutinized by consumers who do not want to fall for greenwashing schemes. Näz is a Portuguese sustainable fashion brand known for its transparency in manufacturing and production processes, its emphasis on people and materials, as well as its concern for nature and the environment. However, the brand has limited recognition among Portuguese sustainable fashion consumers, despite having the potential to distinguish itself from competitors. That said, the present work is an applied project in the field of Advertising and Marketing, built on a conceptual framework and exploratory research to support the development of brand activation and a digital communication proposal for the Näz brand. The goal of this project is to promote the brand and its products to Portuguese consumers.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCorreia, RosárioRCIPLHenriques, Carla da Silva2024-01-25T16:02:24Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17001TID:203470869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:14.674018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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