Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Mário
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brites, Isabel
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6875
Resumo: Relatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico
id RCAP_1a409561f2baba3994373cfcd2687ae0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básicopedagogia crítica interculturalcompetência plurilingueaprendizagem multisensorialmetodologia de projetoRelatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino BásicoTendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (Jiménez Raya, Lamb & Vieira, 2007) enriquecida por enfoques multisensoriais (Arslan, 2009), pretende-se, com este relatório, dar conta de práticas verdadeiramente interdisciplinares e baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Neste estudo, pretendemos, por um lado, analisar a realidade educativa dum agrupamento no que concerne o seu contexto socioeducativo e projetos em curso, como o projeto Ensino Precoce Bilingue (da alçada do Ministério da Educação) e Pluri+RED (por nós potenciado) e, por outro lado, evidenciar uma mostra de possíveis boas práticas didático-pedagógicas, com vista a um trabalho sistemático e pró-ativo com a língua enquanto objeto manipulável e potenciador de cidadãos verdadeiramente conscientes da realidade circundante desde uma idade considerada precoce. Concluímos que estas práticas favorecem aprendizagens eficazes e felizes, fomentando o desenvolvimento das competências comunicativa intercultural e plurilingue e duma consciência cultural crítica (Byram, Gribkova & Starkey, 2002) dos nossos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, MárioBrites, Isabel2015-11-13T09:42:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:47:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:30.465794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
title Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
spellingShingle Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
Cruz, Mário
pedagogia crítica intercultural
competência plurilingue
aprendizagem multisensorial
metodologia de projeto
title_short Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
title_full Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
title_fullStr Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
title_full_unstemmed Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
title_sort Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
author Cruz, Mário
author_facet Cruz, Mário
Brites, Isabel
author_role author
author2 Brites, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Mário
Brites, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia crítica intercultural
competência plurilingue
aprendizagem multisensorial
metodologia de projeto
topic pedagogia crítica intercultural
competência plurilingue
aprendizagem multisensorial
metodologia de projeto
description Relatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-11-13T09:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6875
url http://hdl.handle.net/10400.22/6875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131370301161472