Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6875 |
Resumo: | Relatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico |
id |
RCAP_1a409561f2baba3994373cfcd2687ae0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básicopedagogia crítica interculturalcompetência plurilingueaprendizagem multisensorialmetodologia de projetoRelatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino BásicoTendo em conta uma pedagogia crítica emancipatória (Jiménez Raya, Lamb & Vieira, 2007) enriquecida por enfoques multisensoriais (Arslan, 2009), pretende-se, com este relatório, dar conta de práticas verdadeiramente interdisciplinares e baseadas numa filosofia de projeto, em que os aprendentes de línguas estrangeiras do Ensino Básico se embrenham com tarefas de índole plurilingue e pluricultural. Neste estudo, pretendemos, por um lado, analisar a realidade educativa dum agrupamento no que concerne o seu contexto socioeducativo e projetos em curso, como o projeto Ensino Precoce Bilingue (da alçada do Ministério da Educação) e Pluri+RED (por nós potenciado) e, por outro lado, evidenciar uma mostra de possíveis boas práticas didático-pedagógicas, com vista a um trabalho sistemático e pró-ativo com a língua enquanto objeto manipulável e potenciador de cidadãos verdadeiramente conscientes da realidade circundante desde uma idade considerada precoce. Concluímos que estas práticas favorecem aprendizagens eficazes e felizes, fomentando o desenvolvimento das competências comunicativa intercultural e plurilingue e duma consciência cultural crítica (Byram, Gribkova & Starkey, 2002) dos nossos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, MárioBrites, Isabel2015-11-13T09:42:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:47:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:30.465794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
title |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
spellingShingle |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico Cruz, Mário pedagogia crítica intercultural competência plurilingue aprendizagem multisensorial metodologia de projeto |
title_short |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
title_full |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
title_fullStr |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
title_sort |
Por uma (hiper)pedagogia crítica, plurilingue e multisensorial na aprendizagem de línguas estrangeiras no Ensino Básico |
author |
Cruz, Mário |
author_facet |
Cruz, Mário Brites, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Brites, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Mário Brites, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia crítica intercultural competência plurilingue aprendizagem multisensorial metodologia de projeto |
topic |
pedagogia crítica intercultural competência plurilingue aprendizagem multisensorial metodologia de projeto |
description |
Relatório final de estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-11-13T09:42:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/6875 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/6875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131370301161472 |