Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zompero, Andréia de Freitas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Laburú, Carlos Eduardo, Vilaça, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/71401
Resumo: Neste estudo objetivou-se desenvolver e validar um instrumento de análise para avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes ao desenvolverem atividades de investigação nas disciplinas de Ciências. A necessidade de produzir o instrumento surgiu após buscarmos na literatura uma ferramenta para analisar o desempenho dos estudantes que participavam de um projeto de Iniciação Científica Jr e não encontramos ferramentas que estivessem totalmente adequadas para atender os requisitos que havíamos nos proposto a analisar. Buscou-se na literatura estabelecer as características que devem direcionar as atividades de investigação para estabelecer a base do instrumento. Para a validação de conteúdo o instrumento foi analisado por 20 juízes, sendo dez brasileiros e dez portugueses da área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam a pertinência dos construtos e domínios propostos no instrumento para avaliar os alunos no que se refere ao ensino por investigação.
id RCAP_1a48fbaaacabbd684ee475693cbd4bbe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigaçãoAnalytical tool to evaluate students' cognitive abilities in research activitiesEnsino por investigaçãoInstrumentoProcedimentos em ciênciasInquiryInstrumentProcedures in scienceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeNeste estudo objetivou-se desenvolver e validar um instrumento de análise para avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes ao desenvolverem atividades de investigação nas disciplinas de Ciências. A necessidade de produzir o instrumento surgiu após buscarmos na literatura uma ferramenta para analisar o desempenho dos estudantes que participavam de um projeto de Iniciação Científica Jr e não encontramos ferramentas que estivessem totalmente adequadas para atender os requisitos que havíamos nos proposto a analisar. Buscou-se na literatura estabelecer as características que devem direcionar as atividades de investigação para estabelecer a base do instrumento. Para a validação de conteúdo o instrumento foi analisado por 20 juízes, sendo dez brasileiros e dez portugueses da área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam a pertinência dos construtos e domínios propostos no instrumento para avaliar os alunos no que se refere ao ensino por investigação.The objective of this study was to develop and validate an analysis tool to evaluate students' investigative Skills when developing research activities in the Science disciplines. The need to produce the instrument arose after searching the literature for a tool to analyze the performance of students who participated in a Jr Scientific Initiation project and did not find tools that were fully adequate to meet the requirements that we had proposed to analyze. The literature has sought to establish the characteristics that should guide research activities to establish the basis of the instrument. For the validation of content, the instrument was analyzed by 20 judges, ten of them Brazilian and ten Portuguese from the area of Natural Sciences. The results point out the pertinence of the constructs and domains proposed in the instrument to evaluate the students with regard to inquiry teaching.Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior – FUNADESP. Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoZompero, Andréia de FreitasLaburú, Carlos EduardoVilaça, Teresa2019-082019-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/71401porZompero, A.F., Laburú, C.E., Vilaça, T. (2019). Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação. IENCI-Investigação em Ensino de Ciências, 24(2), 200-211.1518-879510.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p200https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1371info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:29:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:29:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
Analytical tool to evaluate students' cognitive abilities in research activities
title Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
spellingShingle Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
Zompero, Andréia de Freitas
Ensino por investigação
Instrumento
Procedimentos em ciências
Inquiry
Instrument
Procedures in science
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
title_full Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
title_fullStr Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
title_full_unstemmed Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
title_sort Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
author Zompero, Andréia de Freitas
author_facet Zompero, Andréia de Freitas
Laburú, Carlos Eduardo
Vilaça, Teresa
author_role author
author2 Laburú, Carlos Eduardo
Vilaça, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Zompero, Andréia de Freitas
Laburú, Carlos Eduardo
Vilaça, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
Instrumento
Procedimentos em ciências
Inquiry
Instrument
Procedures in science
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ensino por investigação
Instrumento
Procedimentos em ciências
Inquiry
Instrument
Procedures in science
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Neste estudo objetivou-se desenvolver e validar um instrumento de análise para avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes ao desenvolverem atividades de investigação nas disciplinas de Ciências. A necessidade de produzir o instrumento surgiu após buscarmos na literatura uma ferramenta para analisar o desempenho dos estudantes que participavam de um projeto de Iniciação Científica Jr e não encontramos ferramentas que estivessem totalmente adequadas para atender os requisitos que havíamos nos proposto a analisar. Buscou-se na literatura estabelecer as características que devem direcionar as atividades de investigação para estabelecer a base do instrumento. Para a validação de conteúdo o instrumento foi analisado por 20 juízes, sendo dez brasileiros e dez portugueses da área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam a pertinência dos construtos e domínios propostos no instrumento para avaliar os alunos no que se refere ao ensino por investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08
2019-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/71401
url http://hdl.handle.net/1822/71401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zompero, A.F., Laburú, C.E., Vilaça, T. (2019). Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação. IENCI-Investigação em Ensino de Ciências, 24(2), 200-211.
1518-8795
10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p200
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545335876091904