A arte contemporânea e o ensino-aprendizagem de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eva de Fátima Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20942
Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem por tema as repercussões da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais. Partimos da convicção de que a arte contemporânea desencadeia um impacto positivo no ensino básico de artes visuais, que deve ser analisado, experienciado e promovido. Neste sentido, pretendemos aprofundar as questões que são suscitadas pela presença da arte contemporânea no ensino de artes visuais. Em particular, elaborámos um projeto de investigação teórica e de intervenção pedagógica no ensino básico, com alunos que manifestavam um défice de conhecimentos e de interesse relativamente à referida arte contemporânea. Desta forma, procurámos iniciar os nossos alunos nas tarefas da análise e contextualização da obra de arte contemporânea, tendo havido lugar para sessões de agilização da reflexão, assim como, da criatividade e da operacionalidade instrumental, que culminaram na apresentação de vários trabalhos plásticos que refletiram uma abertura aos novos desafios e ideias proporcionados pela arte contemporânea. As áreas de investigação da componente teórica deste relatório circunscrevem-se aos seguintes campos de estudo: o atual sistema de ensino de artes visuais - numa análise da situação do seu ensino; a arte contemporânea – num esquiço de definição cronológica e conceptual, contextualização e alguns percursos; a arte contemporânea no ensinoaprendizagem de artes visuais – em seus fatores de resistência e implicações da sua integração; os benefícios da imagem como estratégia; as potencialidades cognitivas e criativas da arte contemporânea; e finalmente o estudo da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. A descrição e análise das atividades pedagógico-didáticas realizadas com os alunos da nossa turma de estágio, intituladas por a experiência da arte contemporânea pela pintura e escultura, a experiência da arte contemporânea pelo desenho e a experiência da arte contemporânea pela realização de uma instalação comprovam os benefícios da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais, pelo que consideramos fundamental cultivar esta aproximação com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos mais esclarecidos, críticos e interventivos.
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Em particular, elaborámos um projeto de investigação teórica e de intervenção pedagógica no ensino básico, com alunos que manifestavam um défice de conhecimentos e de interesse relativamente à referida arte contemporânea. Desta forma, procurámos iniciar os nossos alunos nas tarefas da análise e contextualização da obra de arte contemporânea, tendo havido lugar para sessões de agilização da reflexão, assim como, da criatividade e da operacionalidade instrumental, que culminaram na apresentação de vários trabalhos plásticos que refletiram uma abertura aos novos desafios e ideias proporcionados pela arte contemporânea. As áreas de investigação da componente teórica deste relatório circunscrevem-se aos seguintes campos de estudo: o atual sistema de ensino de artes visuais - numa análise da situação do seu ensino; a arte contemporânea – num esquiço de definição cronológica e conceptual, contextualização e alguns percursos; a arte contemporânea no ensinoaprendizagem de artes visuais – em seus fatores de resistência e implicações da sua integração; os benefícios da imagem como estratégia; as potencialidades cognitivas e criativas da arte contemporânea; e finalmente o estudo da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. A descrição e análise das atividades pedagógico-didáticas realizadas com os alunos da nossa turma de estágio, intituladas por a experiência da arte contemporânea pela pintura e escultura, a experiência da arte contemporânea pelo desenho e a experiência da arte contemporânea pela realização de uma instalação comprovam os benefícios da arte contemporânea no ensino-aprendizagem de artes visuais, pelo que consideramos fundamental cultivar esta aproximação com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos mais esclarecidos, críticos e interventivos.This study, undertaken as part of the Master thesis in Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, has by theme the repercussions of contemporary art in the teaching of visual arts. We share the conviction that contemporary art triggers a positive impact on basic visual arts teaching, which must be analyzed, experienced and promoted. In this sense, we intend to explore the issues that are raised by the presence of contemporary art in the visual arts teaching. In particular, we produced a theoretical research project and pedagogical intervention in basic education, with students who expressed a lack of knowledge and interest towards contemporary art. Hence, we tried to initiate our students in the tasks of analysis and contextualization of contemporary art, and there was place for streamlining sessions of reflection, as well as creativity and instrumental operationalization, culminating in the presentation of various plastic works that reflected an openness to new challenges and ideas provided by contemporary art. The research areas of the theoretical component of this report is confined to the following fields of study: the current visual arts education system - an analysis of their teaching situation; contemporary art – a chronological and conceptual definition outline, context and some paths; contemporary art in the teaching visual arts - in their resistance factors and implications of their integration; the benefits of the image as a strategy; cognitive and creative potential of contemporary art; and finally the study of the Triangular Proposal Ana Mae Barbosa. The description and analysis of the pedagogical-didactic activities with students of our internship class, focused on the diverse experiences of contemporary art across the disciplines of painting, drawing, sculpture and performing an installation, show the benefits of contemporary art in the teaching of visual arts. Thus, we consider it essential to cultivate this approach in order to contribute to the formation of more enlightened, critical and interventional citizens.Morais, Carlos António Saraiva BizarroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Eva de Fátima Rodrigues2016-11-08T14:57:31Z2016-01-2720152016-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20942TID:201677865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:20.511345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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