O papel do ensino superior na melhoria da empregabilidade e no desenvolvimento de competências transversais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76382 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
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O papel do ensino superior na melhoria da empregabilidade e no desenvolvimento de competências transversaisEmpregabilidade dos recém-graduadosInserção profissionalPercurso académicoCompetências transversaisEnsino superiorEmployabilityYoung graduatesProfessional insertionGraduates’ academic trajectoriesTransversal skillsHigher education managementCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Estudos de GestãoA atenção dada ao tema da empregabilidade dos jovens graduados e o desenvolvimento das competências transversais advém da noção de uma acentuada lacuna na exploração destes temas. Apesar da empregabilidade em geral ser um tema explorado, a empregabilidade dos jovens graduados carece de atenção. Com esta dissertação temos como fim disponibilizar mais uma contribuição para a perceção do contributo do ensino superior na promoção da empregabilidade dos jovens graduados assim como no desenvolvimento das competências transversais. Com esta finalidade entendeu-se desenvolver uma investigação de natureza qualitativa. Para a realização da recolha de dados optou-se pela realização de 20 entrevistas semiestruturadas a um conjunto de diretores de curso. A escolha de entrevistar diretores de cursos residiu no facto de estes serem os responsáveis pela gestão dos respetivos cursos, tendo assim um conhecimento mais focado do mercado de trabalho, e das condições de empregabilidade, dos cursos que dirigem. Outro critério residiu na disponibilidade demonstrada pelas pessoas contactadas para concederem uma entrevista, tendo também em atenção a área de estudo e escola dos diretores de curso, de modo que fosse uma amostra que auscultasse pelo menos um diretor de cada escola da Universidade do Minho. Após a realização das entrevistas foi possível retirar dados provenientes destas que nos permitiu conhecer o papel que o ensino superior tem na empregabilidade dos jovens e no desenvolvimento das competências transversais, assim como as melhorias que podem vir a ser feitas para que haja um aumento da empregabilidade dos recém-graduados. Os resultados extraídos desta investigação revelam que tem havido um aumento de atenção em volta da empregabilidade dos jovens e que em ordem de esse aumento ser possível é necessário possuir competências transversais. A necessidade de competências transversais é imperativa para que o jovem graduado tenha capacidades para se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho, assim como se tornar um empregado mais resiliente e com maior capacidade de interação e adaptação a diferentes cenários e desafios. Foi ainda identificado um espaço para melhorias que passa por investimento político, bolsas de emprego, maior comprometimento por parte das empresas na empregabilidade, reformas antecipadas, reestruturação de cursos atendendo às necessidades futuras do mercado, entre outros.There has been scant attention given to the theme of employability of young graduates and the development of transversal skills. Although employability in general is an explored topic, the employability of young graduates needs further research. With this dissertation we aim to contribute to the literature on higher education management and employability promotion of young graduates by universities, as well as its role in the development of transversal skills. To explore this theme, we performed a qualitative research. To carry out the data collection, 20 semi-structured interviews were conducted with a group of course directors. The choice of interviewing course directors relied on the fact that they are responsible for managing their respective degrees, thus having a more focused knowledge of the labor market in what regards those courses, and of its employability conditions. Another criterion was the availability shown by the academics contacted to grant an interview. In addition, we tried to interview a course director from each area of study in order to have a sample that would comprise at least one director from each school of the University of Minho. The data gathered from the interviews, allowed us to understand the role that higher education plays in the employability of young adults and in the development of transversal skills, as well as the improvements that can be made in order to increase young graduates’ employability. The findings from the empirical study reveal that there has been an increase in attention around the employability of young adults and that, in order for this increase to be possible, it is necessary to promote those graduates’ transversal skills. The need for transversal skills is imperative for young graduates to have the capacity to adapt to constant changes in the labor market, as well as to become a more resilient workforce member with greater capacity for interaction and adaptation to different scenarios and challenges. Finally, we also identified room for improvement in what regards employability boosting, which includes more political investment, and employment bourses, greater commitment by companies towards graduates’ employability, early retirements, and the restructuring of courses meeting the future needs of the labor market, among others.Santos, Gina Maria Gaio dosUniversidade do MinhoCastro, Josefina Vanessa Miranda20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76382por202784673info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:06.322156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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