A importância das competências transversais na inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho: A perspetiva dos recém-diplomados e dos empregadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Catarina Frias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21229
Resumo: O mercado de trabalho é o produto de alterações surgidas a nível económico, organizacional, político, tecnológico e social, refletindo-se em novas necessidades e exigências: os recém-diplomados devem ser dotados de competências transversais para melhorar a sua empregabilidade; os empregadores devem procurar mão-de-obra mais preparada para responder aos obstáculos; e as instituições do ensino superior devem ser capazes de desenvolver as competências transversais no seus estudantes e futuros empregadores. O objetivo é conhecer a importância que os recém-diplomados e os empregadores atribuem às competências transversais enquanto meio facilitador da inserção de recém-diplomados no mercado de trabalho, bem como conhecer a opinião de ambos acerca do papel das instituições do ensino superior e acerca do papel dos estudantes no desenvolvimento dessas competências transversais. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma revisão de literatura sobre o conceito de competência, as exigências do mercado de trabalho, o papel das instituições do ensino superior e dos próprios estudantes na aquisição de competências transversais, e foi elaborado um estudo empírico descritivo, em que se realizaram dois inquéritos por questionário online, a 335 recém-diplomados e a 200 empregadores. Os resultados obtidos revelam algum consenso entre os empregadores e os recém-diplomados. Ambos os grupos consideram que as competências transversais são importantes para a entrada no mercado de trabalho. Contrariamente aos recém-diplomados, os empregadores consideram que as instituições do ensino superior não dotam os estudantes com as competências necessárias para o mercado de trabalho e as que consideram que os recém-diplomados possuem são diferentes das que estes procuram nos mesmos.
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