Desenvolvimento de competências sociais no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Ana Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14630
Resumo: O presente trabalho descreve um projeto desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Investigação Educacional (SIE) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Tratou-se de um projeto de intervenção direcionado para a promoção do desenvolvimento social das crianças, em contexto de educação pré-escolar. Considerando a influência que a família tem no comportamento social e emocional da criança, já que é na família que a criança cresce e conhece as experiências mais influentes na sua vida, quer positivas quer negativas, e considerando, sobretudo, o papel que o educador pode ter no desenvolvimento social da criança, os objetivos do estudo foram: (1) identificar alguns comportamentos nas famílias destas crianças que ajudem a compreender o seu comportamento; (2) compreender de que forma o comportamento do adulto/educador pode favorecer o desenvolvimento social das crianças e o seu bem estar emocional; (3) perceber se as atividades propostas pelo adulto/educador às crianças pode facilitar o desenvolvimento da sua competência social e do seu bem estar emocional. No sentido de concretizar estes objetivos foi entregue às famílias das crianças do nosso estudo um questionário, com o qual pretendíamos obter algumas informações relevantes para melhor compreender o comportamento das crianças. O adulto/educador, sendo um modelo de referência para as crianças, adotou uma postura reflexiva em torno das suas próprias atitudes e comportamentos relacionais e procurou modelar competências sociais positivas, tentando estabelecer relações empáticas e cooperantes com todas as crianças, ajudando as crianças a apropriarem-se de comportamentos sociais positivos, recorrendo ao encorajamento e elogio sempre que era necessário; ainda, procurou-se realizar atividades que, intencionalmente, favorecessem o desenvolvimento de comportamentos sociais adequados, bem como promover a autonomia das crianças manifestando-se abertura e recetividade face às ideias e interesses das crianças. Concluímos que os comportamentos das crianças, em grande parte, parecem ser influenciados pelas suas experiências familiares, e que o comportamento adotado pelo adulto/educador também se repercute na criança, sendo importante que cada uma se sinta segura, estimada e valorizada pelo adulto. Por fim, conclui-se que as atividades propostas para facilitarem o desenvolvimento da competência social e do bem estar emocional, têm que, acima de tudo, ir ao encontro dos interesses das crianças, sendo atraentes e despertando nelas motivação e prazer.
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Considerando a influência que a família tem no comportamento social e emocional da criança, já que é na família que a criança cresce e conhece as experiências mais influentes na sua vida, quer positivas quer negativas, e considerando, sobretudo, o papel que o educador pode ter no desenvolvimento social da criança, os objetivos do estudo foram: (1) identificar alguns comportamentos nas famílias destas crianças que ajudem a compreender o seu comportamento; (2) compreender de que forma o comportamento do adulto/educador pode favorecer o desenvolvimento social das crianças e o seu bem estar emocional; (3) perceber se as atividades propostas pelo adulto/educador às crianças pode facilitar o desenvolvimento da sua competência social e do seu bem estar emocional. No sentido de concretizar estes objetivos foi entregue às famílias das crianças do nosso estudo um questionário, com o qual pretendíamos obter algumas informações relevantes para melhor compreender o comportamento das crianças. O adulto/educador, sendo um modelo de referência para as crianças, adotou uma postura reflexiva em torno das suas próprias atitudes e comportamentos relacionais e procurou modelar competências sociais positivas, tentando estabelecer relações empáticas e cooperantes com todas as crianças, ajudando as crianças a apropriarem-se de comportamentos sociais positivos, recorrendo ao encorajamento e elogio sempre que era necessário; ainda, procurou-se realizar atividades que, intencionalmente, favorecessem o desenvolvimento de comportamentos sociais adequados, bem como promover a autonomia das crianças manifestando-se abertura e recetividade face às ideias e interesses das crianças. Concluímos que os comportamentos das crianças, em grande parte, parecem ser influenciados pelas suas experiências familiares, e que o comportamento adotado pelo adulto/educador também se repercute na criança, sendo importante que cada uma se sinta segura, estimada e valorizada pelo adulto. Por fim, conclui-se que as atividades propostas para facilitarem o desenvolvimento da competência social e do bem estar emocional, têm que, acima de tudo, ir ao encontro dos interesses das crianças, sendo atraentes e despertando nelas motivação e prazer.The present work describes a project developed within the curricular units of Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar, part of study programme of the Masters in Pre-school education and 1st cycle of basic schooling, offered by the University of Aveiro. This consisted in an intervention project aimed to promote the social development of children in the context of pre-school education. Considering the family’s influence in the child’s social and emotional behaviour, since it is within the family context that children grow and live the most influential experiences of their lives, both positive and negative, and especially considering the role that the educator may play in the social development of the child, the purposes of this study were: (1) to identify behaviours within the family of these children that may help understand their behaviour; (2) to understand how the behaviour of the adult/educator may favour the social development of the children and their emotional well-being; (3) to understand which type of activities proposed by the adult/educator might facilitate children’s social skill and emotional well-being. In order to achieve these goals, the families of selected children were handed a questionnaire, with which we intended to obtain some relevant information to better understand the children’s behaviour. Being a reference model for the children, the adult/educator has sought to adopt a reflexive posture around his/her own attitudes and relational behaviours, trying to establish empathetic and cooperative relations with all children and helping them become aware of the positive social behaviours, resorting to encouragement and praise whenever it was necessary and also to activities that intentionally improved the development of adequate social behaviours, as well as adopting a position that promoted children autonomy and showed preoccupation in being open and receptive to the ideas and interest of children.Universidade de Aveiro2015-09-04T10:57:56Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14630TID:201562324porResende, Ana Catarina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:47Zoai:ria.ua.pt:10773/14630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:10.637608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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