Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6138
Resumo: Capítulo 1 Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, que se realiza durante o 2º ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, referente ao ano letivo de 2014/2015. O estágio pedagógico marca o início de uma carreira no ensino da Educação Física, marcando também o fim do ciclo de estudos iniciado à cerca de 18 anos atrás. Esta é, a última etapa da preparação enquanto aluno, antes do início do desempenho da profissão de professor. O presente estágio foi realizado na Escola Básica com 2 e 3º CEB de São Miguel, na cidade da Guarda, tendo como orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. Toda a metodologia apresentada neste capítulo passa pela caracterização da escola, leccionação, amostra, planeamento, recursos humanos, recursos materiais, actividades letivas e não letivas realizadas na escola. Com a realização deste estágio, espero vir a conseguir potencializar todas as minhas capacidades, aprendendo o máximo possível com esta experiência de maneira a conseguir alcançar os meus objetivos. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.
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O presente estágio foi realizado na Escola Básica com 2 e 3º CEB de São Miguel, na cidade da Guarda, tendo como orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. Toda a metodologia apresentada neste capítulo passa pela caracterização da escola, leccionação, amostra, planeamento, recursos humanos, recursos materiais, actividades letivas e não letivas realizadas na escola. Com a realização deste estágio, espero vir a conseguir potencializar todas as minhas capacidades, aprendendo o máximo possível com esta experiência de maneira a conseguir alcançar os meus objetivos. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.Chapter 1 This report has been created from the contexto of the curriculum of Teacher Training, that is realized during the second year of the master’s degree in Teaching of Physical Education in the lower secondary and secondary school, University of Beira Interior, during the academic year 2014/2015. The internship marks the beginning of a teaching career of Physical Education and it also marks the end of my studies wich began eighteen years ago. This is the last moment of preparation before the beginning of the performance as a teacher. The internship took place at Escola São Miguel school, in the city of Guarda, having as internship supervisor Professor José Coelho and from the University of Beira Interior, Professor Doctor Júlio Martins. All the methodology presented in this chapter goes through the school’s carachterzation, teaching, sample, planning, human resources as well as material resources, teaching activities and not teaching activities in the school. With this internship, I hope to be able to levarage all my skills, learning as much as possible coupled with the ability to achieve my goals. Abstract 2 The Physical Literacy is defined as a set of movements or physical abilities that let you perform properly physical activity everyday. This LF is meant as a kind of literacy as it happens with "reading and writing" in ages training Adult future and serves as an important basis not only for practicing various sports but also for proper physical education in individual, allowing you to perform correctly the various physical movements with which it will discuss this in your day to day, throughout their life. This research seeks to understand if there are statistically significant differences between students practicing only Physical Education and practicing Physical Education and Sports School together. Participate in this study 201 students of 2nd and 3rd cycle of Basic School São Miguel to which the test "BOT 2" Bruininks will be administered. After exploratory data analysis there were statistically significant differences in terms of physical literacy practitioners students of Physical Education and Sports School and the students only practice physical activity in physical education classes (p = 0.004). It was also possible to see that within the DE practitioners were practitioners of collective mode (Futsal) those who were better in terms of LF. Thus, we consider that those responsible for education and teachers should continue to foster the DE so that everyone has the possibility to integrate and take advantage of its benefits at the level of LF or other more benefits already commonly known.Martins, Júlio Manuel CardosoO´Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumCosta, Rodrigo Gonçalves2018-09-04T16:09:24Z2015-11-172015-10-22015-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6138TID:201643294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:55.921500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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