Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Samuel Sousinha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5640
Resumo: Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Neste capítulo é realizada uma reflexão da atividade de professor estagiário, por mim desenvolvida, na escola secundária quinta das palmeiras (ESQP), durante o ano letivo 2013/2014. Os principais objetivos de ingressar neste ciclo estudo, mestrado, foram os de adquirir mais competências que me permitissem ter sucesso nas próximas tarefas que possa vir a desempenhar, pois o contacto com a realidade escolar tornar-me-ia mais capaz e apto para lidar com os diferentes situações que posso vir a encontrar. Assim, todas considerações apresentadas, acerca da lecionação de turmas (10º B, 10º C e 8º A e B), desporto escolar de duas modalidades, atividades desenvolvidas, direção de turma entre outras atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pretendem demostrar toda a evolução sentida durante este ano letivo. Sendo do meu agrado afirmar que neste momento graças às competências adquiridas sinto-me um profissional melhor preparado para lidar com todos os contextos que possa encontrar, tendo também mais capacidade de contribuir para o desenvolvimento global do aluno durante o processo ensino aprendizagem. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo.
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Assim, todas considerações apresentadas, acerca da lecionação de turmas (10º B, 10º C e 8º A e B), desporto escolar de duas modalidades, atividades desenvolvidas, direção de turma entre outras atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pretendem demostrar toda a evolução sentida durante este ano letivo. Sendo do meu agrado afirmar que neste momento graças às competências adquiridas sinto-me um profissional melhor preparado para lidar com todos os contextos que possa encontrar, tendo também mais capacidade de contribuir para o desenvolvimento global do aluno durante o processo ensino aprendizagem. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo.Chapter 1 This chapter reflects the activity of teacher trainee, developed by me in (ESQP) during the school year 2013/2014. The main objectives of joining this cycle study, master, were to acquire more skills, enabling me have succeed in the next tasks that i may come make, because contact with the school reality would make me more able to deal with different situations that I can come to find. Thus, all considerations presented, about teach of classes (10th B, 10th C and 8th A and B), school sports, extracurricular activities developed, follow a direction of class, among other activities, have intend to demonstrate the whole evolution felt during this school year. Being my delight say that at this point thanks to the skills acquired I feel better prepared to handle all school situations that I can come to find and I also have more ability to contribute to the overall development of the student during the teaching learning process. Chapter 2 The main objective of this study is to investigate the attitudes of the students from a Covilhã’s school, with both high school and elementary school, concerning the discipline of physical education (PE), according to the gender, and also recognizing the effect of physical activity’s level, Come and Go Test and Body Mass Index on the results obtained. 555 students participated in this study, being 282 female students and 273 male students. To analyze the students attitudes and expectations concerning physical education a questionnaire proposed by Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994) was applied. The level of physical activity of each student was estimated according to the proposal of Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). To evaluate the aerobic and body composition, according to the recommendations of Sardinha (2008), were used two tests from fitnessGram: Come and Go Test and the Body Mass Index. To analyze the statistic results, SPSS v.21 was used. With this study we verified that students tend to refer PE classes should be more about collective sports and that they contribute to improve physical condition. The factos that appear to contribute more to the student’s satisfaction are the diversity of the classes and the empathy with the teacher. In the opposite way, the results show that what students like the less is the fact that each class’s duration is very short. Student’s also mentioned that PE was important to their formation and they would choose it if it was optional. For last, when compared with the other classes, we verified that students attribute more importance to the remaining classes but they still prefer PE. This study allowed us to conclude that the results are favorable to the PE but it’s necessary to point the attention to high school, where the results are inferior when compared to elementary school.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumGuerra, Samuel Sousinha2018-08-02T16:16:14Z2014-6-182014-07-172014-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5640TID:201641364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:30.748875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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