Relatório de Estágio Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9806 |
Resumo: | Capítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional. |
id |
RCAP_9c1ba8680ee736f1b0ca46541324bb52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio PedagógicoEscola Secundária Campos MeloContexto EscolarEducação FísicaEstágio PedagógicoProcesso de Ensino-AprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional.Chapter I – Pedagogical Activity In the present teacher training internship took place in Covilhã, at Campos Melo Secondary School, in the school year of 2017/1018. The main purpose of this document is to analyze and describe the whole process of learning and of personal and professional development as a physical education teacher. The contents refer to my pedagogical action throughout the year with a 10th grade class and some pedagogical activities with 5th, 9th and 12th grade classes. In addition to the teaching activities, this document briefly describes all the work, participation and contribution to the interaction with the school and the school community. Chapter II – Research and pedagogical innovation Purpose: To analyze the relationship between academic performance in Physical Education and academic performance in other subjects included in the national curriculum for the 2nd and 3rd cycles of basic education, considering a national, district (Castelo Branco district) and local (Covilhã municipality) level. Method: Data were obtained from the General Direction of Statistics in Education and Science (DGEEC), comprising the average scores from all the Basic Education public schools in Portugal (mainland) in the following subjects: Physical Education; Mathematics; Portuguese; Natural Sciences, and Physics & Chemistry. A basic descriptive statistical treatment was conducted, using measures of central tendency and of relative frequency in a national, district (Castelo Branco district) and local (Covilhã municipality) level. For the national data, we applied multiple regression and a factorial analysis. Results: The average score in Physical Education is the highest of all the subjects in this study, and is also higher than the national average of all the subjects from the same school grade. Data from the factorial analysis tell us that Portuguese and Physics & Chemestry are the subjects that bare the lowest factorial weight and that there is a strong and positive correlation between Physical Education and Natural Sciences, as well as between Physical Education and Mathematics. Conclusions: There is a relationship between Physical Education and Mathematics, and between Physical Education and Natural Sciences. In this study, data show that the average score in Physical Education contributes to rise the national average score for any given school grade.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumEstêvão, Marina Correia2020-03-06T16:51:56Z2018-11-132018-10-082018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9806TID:202356124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:52.988105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Campos Melo |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Estêvão, Marina Correia Contexto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Processo de Ensino-Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico |
author |
Estêvão, Marina Correia |
author_facet |
Estêvão, Marina Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estêvão, Marina Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Processo de Ensino-Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Contexto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Processo de Ensino-Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
Capítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 2018-10-08 2018-11-13T00:00:00Z 2020-03-06T16:51:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9806 TID:202356124 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9806 |
identifier_str_mv |
TID:202356124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136390141706240 |