Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Marina Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9806
Resumo: Capítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional.
id RCAP_9c1ba8680ee736f1b0ca46541324bb52
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoEscola Secundária Campos MeloContexto EscolarEducação FísicaEstágio PedagógicoProcesso de Ensino-AprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional.Chapter I – Pedagogical Activity In the present teacher training internship took place in Covilhã, at Campos Melo Secondary School, in the school year of 2017/1018. The main purpose of this document is to analyze and describe the whole process of learning and of personal and professional development as a physical education teacher. The contents refer to my pedagogical action throughout the year with a 10th grade class and some pedagogical activities with 5th, 9th and 12th grade classes. In addition to the teaching activities, this document briefly describes all the work, participation and contribution to the interaction with the school and the school community. Chapter II – Research and pedagogical innovation Purpose: To analyze the relationship between academic performance in Physical Education and academic performance in other subjects included in the national curriculum for the 2nd and 3rd cycles of basic education, considering a national, district (Castelo Branco district) and local (Covilhã municipality) level. Method: Data were obtained from the General Direction of Statistics in Education and Science (DGEEC), comprising the average scores from all the Basic Education public schools in Portugal (mainland) in the following subjects: Physical Education; Mathematics; Portuguese; Natural Sciences, and Physics & Chemistry. A basic descriptive statistical treatment was conducted, using measures of central tendency and of relative frequency in a national, district (Castelo Branco district) and local (Covilhã municipality) level. For the national data, we applied multiple regression and a factorial analysis. Results: The average score in Physical Education is the highest of all the subjects in this study, and is also higher than the national average of all the subjects from the same school grade. Data from the factorial analysis tell us that Portuguese and Physics & Chemestry are the subjects that bare the lowest factorial weight and that there is a strong and positive correlation between Physical Education and Natural Sciences, as well as between Physical Education and Mathematics. Conclusions: There is a relationship between Physical Education and Mathematics, and between Physical Education and Natural Sciences. In this study, data show that the average score in Physical Education contributes to rise the national average score for any given school grade.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumEstêvão, Marina Correia2020-03-06T16:51:56Z2018-11-132018-10-082018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9806TID:202356124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:52.988105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
Escola Secundária Campos Melo
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Estêvão, Marina Correia
Contexto Escolar
Educação Física
Estágio Pedagógico
Processo de Ensino-Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Estêvão, Marina Correia
author_facet Estêvão, Marina Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Marina Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto Escolar
Educação Física
Estágio Pedagógico
Processo de Ensino-Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Contexto Escolar
Educação Física
Estágio Pedagógico
Processo de Ensino-Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Capítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
2018-10-08
2018-11-13T00:00:00Z
2020-03-06T16:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9806
TID:202356124
url http://hdl.handle.net/10400.6/9806
identifier_str_mv TID:202356124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390141706240