O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José L. C.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cruz, Teodolinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3285
Resumo: ln this article one shows some theory-conceptuals elements of supporting the project 'TurmaMais' and the essential to his organisational conception. After some introductory notes and contextualisation one supports a model focused on the factors 'size' and 'compositional structure' of a class as organisational referents of the pupils and of the classes and subjects of planning and contrai by the schools. The results achieved and observed show obvious failures in the rates of failures anda better achievement equally significant in the quality of the schools leveis, meaning to confirm the efficiency of the proposals in the struggle against the school failure. The presentation of rates related to the probability of success in the schools generations that have started the third grade three years ago in severa! neighbouring schools would confirm the sustainability of the project as an organisational instrument of great effect in the survival of pupils in the schools environment and consequently of integration and schooling inclusion.
id RCAP_1a7e1caca38a07a8c0f27c67851512cc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolarln this article one shows some theory-conceptuals elements of supporting the project 'TurmaMais' and the essential to his organisational conception. After some introductory notes and contextualisation one supports a model focused on the factors 'size' and 'compositional structure' of a class as organisational referents of the pupils and of the classes and subjects of planning and contrai by the schools. The results achieved and observed show obvious failures in the rates of failures anda better achievement equally significant in the quality of the schools leveis, meaning to confirm the efficiency of the proposals in the struggle against the school failure. The presentation of rates related to the probability of success in the schools generations that have started the third grade three years ago in severa! neighbouring schools would confirm the sustainability of the project as an organisational instrument of great effect in the survival of pupils in the schools environment and consequently of integration and schooling inclusion.Neste artigo apresentam-se alguns elementos teórico-conceptuais de suporte ao projecto 'TurmaMais' e o essencial do seu figurino organizativo. Depois de algumas notas introdutórias e de contextualização, sustenta-se um modelo centrado nos factores 'dimensão' e 'estrutura composicional' da turma como referentes organizacionais determinantes no desempenho dos alunos e das turmas e passíveis de planificação e controlo por parte das escolas. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares, tendendo assim a corroborar a adequabilidade da proposta no combate ao insucesso escolar. A apresentação de índices relativos à probabilidade de sucesso das gerações escolares que iniciaram o 3º ciclo há três anos atrás em várias escolas vizinhas, viria confirmar a sustentabilidade do projecto como instrumento organizacional de grande efeito na sobrevivência escolar dos alunos e consequentemente de integração e inclusão escolares.Universidade Católica Portuguesa2006-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3285oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3285Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 114-1282182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2006.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3285https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3285https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3285/3186Direitos de Autor (c) 2006 José L. C. Verdasca, Teodolinda Cruzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVerdasca, José L. C.Cruz, Teodolinda2022-05-24T16:54:42Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.181297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
title O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
spellingShingle O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
Verdasca, José L. C.
title_short O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
title_full O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
title_fullStr O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
title_full_unstemmed O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
title_sort O projeto "TurmaMais": dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolar
author Verdasca, José L. C.
author_facet Verdasca, José L. C.
Cruz, Teodolinda
author_role author
author2 Cruz, Teodolinda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José L. C.
Cruz, Teodolinda
description ln this article one shows some theory-conceptuals elements of supporting the project 'TurmaMais' and the essential to his organisational conception. After some introductory notes and contextualisation one supports a model focused on the factors 'size' and 'compositional structure' of a class as organisational referents of the pupils and of the classes and subjects of planning and contrai by the schools. The results achieved and observed show obvious failures in the rates of failures anda better achievement equally significant in the quality of the schools leveis, meaning to confirm the efficiency of the proposals in the struggle against the school failure. The presentation of rates related to the probability of success in the schools generations that have started the third grade three years ago in severa! neighbouring schools would confirm the sustainability of the project as an organisational instrument of great effect in the survival of pupils in the schools environment and consequently of integration and schooling inclusion.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3285
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3285
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3285
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3285
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3285
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3285/3186
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2006 José L. C. Verdasca, Teodolinda Cruz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2006 José L. C. Verdasca, Teodolinda Cruz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 114-128
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2006.n5
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850788708352