Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Muto, Jéssica Harume
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marson Postalli, Lidia Maria, Sanches Ferreira, Maria Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24189
Resumo: O Programa de Ensino Individualizado(PEI) é um documento que descreve as medidas de aprendizagem por meio de orientações e desenvolvimento sistematizado de ensino para alunos que necessitam de suporte no processo de ensino e aprendizagem, no qual as metas devem atender às necessidades e singularidades do aluno, beneficiando o processo de inclusão. O presente trabalho teve como objetivo analisar o PEI de um aluno com deficiência intelectual matriculado em uma escola regular de Portugal, de modo a eleger um dos objetivos a ele propostos na área da leitura e escrita e elaborar uma intervenção que atendesse às suas necessidades, avaliando seu desempenho continuamente. Neste trabalho, realizou-se o ensino de reconhecimento de 10 palavras iniciadas com a letra P, ensinadas duas a duas, empregando-se os procedimentos de emparelhamento com o modelo (matching-to-sample[MTS])e emparelhamento com o modelo com resposta construída (constructed response matching to sample[CRMTS]).Os resultados mostraram que o aluno apresentou avanços parciais no desempenho de habilidades alvoe nãohouvemanutenção na avaliação após um mês. Os dados indicaram que o investimento no planejamento de ensino sistematizado e adequado torna-se de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizado e o trabalho multidisciplinar.
id RCAP_1a811e006ca32c5960b9ddea1d38bef3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em PortugalEnsino SistematizadoPrograma de Ensino IndividualizadoEducação EspecialInclusãoDeficiência IntelectualO Programa de Ensino Individualizado(PEI) é um documento que descreve as medidas de aprendizagem por meio de orientações e desenvolvimento sistematizado de ensino para alunos que necessitam de suporte no processo de ensino e aprendizagem, no qual as metas devem atender às necessidades e singularidades do aluno, beneficiando o processo de inclusão. O presente trabalho teve como objetivo analisar o PEI de um aluno com deficiência intelectual matriculado em uma escola regular de Portugal, de modo a eleger um dos objetivos a ele propostos na área da leitura e escrita e elaborar uma intervenção que atendesse às suas necessidades, avaliando seu desempenho continuamente. Neste trabalho, realizou-se o ensino de reconhecimento de 10 palavras iniciadas com a letra P, ensinadas duas a duas, empregando-se os procedimentos de emparelhamento com o modelo (matching-to-sample[MTS])e emparelhamento com o modelo com resposta construída (constructed response matching to sample[CRMTS]).Os resultados mostraram que o aluno apresentou avanços parciais no desempenho de habilidades alvoe nãohouvemanutenção na avaliação após um mês. Os dados indicaram que o investimento no planejamento de ensino sistematizado e adequado torna-se de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizado e o trabalho multidisciplinar.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias Muto, Jéssica HarumeMarson Postalli, Lidia MariaSanches Ferreira, Maria Manuela2023-12-14T10:59:08Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24189por10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14568info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:56:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:09.052968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
title Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
spellingShingle Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
Dias Muto, Jéssica Harume
Ensino Sistematizado
Programa de Ensino Individualizado
Educação Especial
Inclusão
Deficiência Intelectual
title_short Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
title_full Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
title_fullStr Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
title_full_unstemmed Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
title_sort Inclusão escolar de um aluno com deficiência intelectual: um Estudo de Caso desenvolvido em Portugal
author Dias Muto, Jéssica Harume
author_facet Dias Muto, Jéssica Harume
Marson Postalli, Lidia Maria
Sanches Ferreira, Maria Manuela
author_role author
author2 Marson Postalli, Lidia Maria
Sanches Ferreira, Maria Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Muto, Jéssica Harume
Marson Postalli, Lidia Maria
Sanches Ferreira, Maria Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Sistematizado
Programa de Ensino Individualizado
Educação Especial
Inclusão
Deficiência Intelectual
topic Ensino Sistematizado
Programa de Ensino Individualizado
Educação Especial
Inclusão
Deficiência Intelectual
description O Programa de Ensino Individualizado(PEI) é um documento que descreve as medidas de aprendizagem por meio de orientações e desenvolvimento sistematizado de ensino para alunos que necessitam de suporte no processo de ensino e aprendizagem, no qual as metas devem atender às necessidades e singularidades do aluno, beneficiando o processo de inclusão. O presente trabalho teve como objetivo analisar o PEI de um aluno com deficiência intelectual matriculado em uma escola regular de Portugal, de modo a eleger um dos objetivos a ele propostos na área da leitura e escrita e elaborar uma intervenção que atendesse às suas necessidades, avaliando seu desempenho continuamente. Neste trabalho, realizou-se o ensino de reconhecimento de 10 palavras iniciadas com a letra P, ensinadas duas a duas, empregando-se os procedimentos de emparelhamento com o modelo (matching-to-sample[MTS])e emparelhamento com o modelo com resposta construída (constructed response matching to sample[CRMTS]).Os resultados mostraram que o aluno apresentou avanços parciais no desempenho de habilidades alvoe nãohouvemanutenção na avaliação após um mês. Os dados indicaram que o investimento no planejamento de ensino sistematizado e adequado torna-se de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizado e o trabalho multidisciplinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-12-14T10:59:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24189
url http://hdl.handle.net/10400.22/24189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136438463234048