Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13562 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido na unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada B2, que faz parte do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como objetivo analisar os procedimentos que os alunos do 5.º ano utilizam na resolução de tarefas que envolvem proporcionalidade direta, antes do ensino formal da mesma. Além disso, pretende-se promover a interdisciplinaridade entre a Educação Tecnológica, Educação Visual, Português e Ciências Naturais. Para atingir esta finalidade foi planificada uma experiência de ensino realizada com um grupo de alunos do 5.º ano no Colégio D. José I, tendo em vista dar resposta às três questões de investigação: i) Que procedimentos utilizam os alunos do 2.º CEB na resolução de tarefas que envolvem o raciocínio proporcional? ii) Em que fase do raciocínio proporcional os alunos se encontram antes do ensino formal da proporcionalidade direta?; iii) Que dificuldades apresentam os alunos quando confrontados com situações que envolvem o raciocínio proporcional? Tendo em conta a natureza das questões de investigação, realizou-se uma investigação do tipo qualitativo, baseada na investigação-ação. Para isso, foram recolhidos dados através da elaboração de notas de campo, das produções orais e escritas dos alunos e do questionário. Os resultados apontam que na análise do raciocínio proporcional os alunos, intuitivamente, conseguem obter a razão de semelhança, no entanto, têm dificuldades em aplicar o raciocínio proporcional na ampliação de figuras. |
id |
RCAP_1a86949a6bb5abcb4d8168f9da1f259b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEBEnsino da matemáticaEnsino básico 1º cicloEnsino básico 2º cicloGeometriaPrática pedagógicaEste estudo foi desenvolvido na unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada B2, que faz parte do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como objetivo analisar os procedimentos que os alunos do 5.º ano utilizam na resolução de tarefas que envolvem proporcionalidade direta, antes do ensino formal da mesma. Além disso, pretende-se promover a interdisciplinaridade entre a Educação Tecnológica, Educação Visual, Português e Ciências Naturais. Para atingir esta finalidade foi planificada uma experiência de ensino realizada com um grupo de alunos do 5.º ano no Colégio D. José I, tendo em vista dar resposta às três questões de investigação: i) Que procedimentos utilizam os alunos do 2.º CEB na resolução de tarefas que envolvem o raciocínio proporcional? ii) Em que fase do raciocínio proporcional os alunos se encontram antes do ensino formal da proporcionalidade direta?; iii) Que dificuldades apresentam os alunos quando confrontados com situações que envolvem o raciocínio proporcional? Tendo em conta a natureza das questões de investigação, realizou-se uma investigação do tipo qualitativo, baseada na investigação-ação. Para isso, foram recolhidos dados através da elaboração de notas de campo, das produções orais e escritas dos alunos e do questionário. Os resultados apontam que na análise do raciocínio proporcional os alunos, intuitivamente, conseguem obter a razão de semelhança, no entanto, têm dificuldades em aplicar o raciocínio proporcional na ampliação de figuras.This study was conducted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice Course B2, which is part of the Masters in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education ( CEB ) and is aimed to analyse the procedures that students of the 5th grade use in solving problems involving direct proportion, before this concept was formally taught. Furthermore, we intend to promote interdisciplinary instruction between the subjects of Technological Literacy, Portuguese and Natural Sciences. To achieve this purpose, a teaching experience was planned, conducted with a group of 5th grade students. From Colégio D. José I, in order to respond to the three research questions: i ) Which procedures do students in the 2nd Cycle of Basic Education use when solving problems involving proportional reasoning ii ) At which stage of proportional reasoning are students before they are formally taught direct proportionality? iii) What difficulties do students have when faced with situations involving proportional reasoning? Given the nature of the research questions, we carried out a qualitative research based on research - action. Thus, data was collected through the preparation of field notes, oral and written productions of students and the questionnaire. The results show that when analyzing proportional reasoning, students intuitively manage to get the ratio of similarity. However, they present difficulties in applying proportional reasoning in expanding figures.Universidade de Aveiro2015-03-02T17:53:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13562TID:201573288porJesus, Dulce Maria Figueiredo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:25.027205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
title |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
spellingShingle |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB Jesus, Dulce Maria Figueiredo de Ensino da matemática Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo Geometria Prática pedagógica |
title_short |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
title_full |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
title_fullStr |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
title_full_unstemmed |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
title_sort |
Raciocínio proporcional : uma experiência de ensino no 2º CEB |
author |
Jesus, Dulce Maria Figueiredo de |
author_facet |
Jesus, Dulce Maria Figueiredo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Dulce Maria Figueiredo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo Geometria Prática pedagógica |
topic |
Ensino da matemática Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo Geometria Prática pedagógica |
description |
Este estudo foi desenvolvido na unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada B2, que faz parte do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como objetivo analisar os procedimentos que os alunos do 5.º ano utilizam na resolução de tarefas que envolvem proporcionalidade direta, antes do ensino formal da mesma. Além disso, pretende-se promover a interdisciplinaridade entre a Educação Tecnológica, Educação Visual, Português e Ciências Naturais. Para atingir esta finalidade foi planificada uma experiência de ensino realizada com um grupo de alunos do 5.º ano no Colégio D. José I, tendo em vista dar resposta às três questões de investigação: i) Que procedimentos utilizam os alunos do 2.º CEB na resolução de tarefas que envolvem o raciocínio proporcional? ii) Em que fase do raciocínio proporcional os alunos se encontram antes do ensino formal da proporcionalidade direta?; iii) Que dificuldades apresentam os alunos quando confrontados com situações que envolvem o raciocínio proporcional? Tendo em conta a natureza das questões de investigação, realizou-se uma investigação do tipo qualitativo, baseada na investigação-ação. Para isso, foram recolhidos dados através da elaboração de notas de campo, das produções orais e escritas dos alunos e do questionário. Os resultados apontam que na análise do raciocínio proporcional os alunos, intuitivamente, conseguem obter a razão de semelhança, no entanto, têm dificuldades em aplicar o raciocínio proporcional na ampliação de figuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-03-02T17:53:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13562 TID:201573288 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13562 |
identifier_str_mv |
TID:201573288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137545202696192 |