Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cláudia Francisco das
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13036
Resumo: O presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB. Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura.
id RCAP_5f7ec51996c7f01fb456f1fed971b884
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEBEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaAvaliação dos AlunosO presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB. Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumNeves, Cláudia Francisco das2016-04-11T13:08:33Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13036201333856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.960195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
title Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
spellingShingle Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
Neves, Cláudia Francisco das
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Avaliação dos Alunos
title_short Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
title_full Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
title_fullStr Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
title_full_unstemmed Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
title_sort Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
author Neves, Cláudia Francisco das
author_facet Neves, Cláudia Francisco das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Cláudia Francisco das
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Avaliação dos Alunos
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Avaliação dos Alunos
description O presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB. Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-11T13:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13036
201333856
url http://hdl.handle.net/10400.26/13036
identifier_str_mv 201333856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015037652992