Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13036 |
Resumo: | O presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB. Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura. |
id |
RCAP_5f7ec51996c7f01fb456f1fed971b884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13036 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEBEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaAvaliação dos AlunosO presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB. Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura.Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumNeves, Cláudia Francisco das2016-04-11T13:08:33Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13036201333856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.960195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
title |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
spellingShingle |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB Neves, Cláudia Francisco das Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica Avaliação dos Alunos |
title_short |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
title_full |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
title_fullStr |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
title_sort |
Diz-me antes o que já sabes: avaliação diagnóstica à estrada do 1º CEB |
author |
Neves, Cláudia Francisco das |
author_facet |
Neves, Cláudia Francisco das |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Cláudia Francisco das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica Avaliação dos Alunos |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica Avaliação dos Alunos |
description |
O presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB. Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-11T13:08:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13036 201333856 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13036 |
identifier_str_mv |
201333856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015037652992 |