John Dewey e Paulo Freire : educação e transformação social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13945 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é desenvolver a seguinte problemática: em que bases o conceito de experiência contribui para pensar uma educação voltada para a transformação social na perspectiva de Dewey e Freire? O objetivo do estudo é analisar os conceitos de experiência, diálogo e educação no pensamento de Dewey e Freire. A metodologia da pesquisa é qualitativa de caráter bibliográfico, centrada nos procedimentos de análise filosófica dos conceitos mencionados no objetivo deste estudo. Para os autores em estudo, a filosofia e a educação não podem ficar alheias aos problemas que afetam e empobrecem a experiência humana historicamente situada. A experiência está ameaçada pelas forças autoritárias, negacionistas, antidialógica e excludentes favorecendo os interesses neoliberais. Como resultado a pesquisa considera que a educação como modo de vida democrático de compartilhamento da experiência pelo diálogo, reflexão, problematização e busca de objetivos comuns se constitui na alternativa para a transformação social na perspectiva libertadora e humanizadora. Experiência dialógica é prática ética e política da educação na transformação do mundo. Ela torna possível a experiência democrática como prática da liberdade, da capacidade de decidir e da autodeterminação dos sujeitos na construção da história. |
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