O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarah Passos Vieira da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-161735
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.
id USP_bd0218f1c4c83b55c2c7349f8afe19e8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022021-161735
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey The educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work 2019-04-29Marcus Vinicius da CunhaClaudia Helena Azevedo AlvarengaHoracio Héctor MercauFelipe Ziotti NaritaSarah Passos Vieira da CostaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR História da filosofia History of philosophy John Dewey John Dewey Retórica Rhetoric O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica. The purpose of this work is to understand the educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work. To obtain this goal, the texts of his authorship are analyzed, edited by Southern Illinois University in Carbondale, USA, available by Intelex Past Masters, organized in three chronological sessions: The Early Works (1882-1888, 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, 15 volumes) and The Later Works (1925-1953, 17 volumes), plus an additional volume with writings of varied chronology (1884-1951). The first two chapters of the work analyze, respectively, the frequency of the expression \"history of philosophy\" and the meaning of history of philosophy in the texts, and the third chapter related them to Deweyan educational propositions. This study presents that the value of the history of philosophy in Dewey\'s work is the value attributed by him to history itself, more precisely, a conception of historical time identified with sophistry, which, in turn, characterizes Deweyan educational discourse as associated with the rhetorical tradition as well as rhetorical pedagogy. https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-161735info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:31:04Zoai:teses.usp.br:tde-09022021-161735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:22:14.403972Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work
title O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
spellingShingle O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
Sarah Passos Vieira da Costa
title_short O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_full O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_fullStr O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_full_unstemmed O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_sort O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
author Sarah Passos Vieira da Costa
author_facet Sarah Passos Vieira da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcus Vinicius da Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Helena Azevedo Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Horacio Héctor Mercau
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Felipe Ziotti Narita
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarah Passos Vieira da Costa
contributor_str_mv Marcus Vinicius da Cunha
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Horacio Héctor Mercau
Felipe Ziotti Narita
description O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-161735
url https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-09022021-161735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502587766013952