O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica. |
id |
USP_bd0218f1c4c83b55c2c7349f8afe19e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09022021-161735 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John DeweyThe educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s workHistória da filosofiaHistory of philosophyJohn DeweyJohn DeweyRetóricaRhetoricO objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.The purpose of this work is to understand the educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work. To obtain this goal, the texts of his authorship are analyzed, edited by Southern Illinois University in Carbondale, USA, available by Intelex Past Masters, organized in three chronological sessions: The Early Works (1882-1888, 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, 15 volumes) and The Later Works (1925-1953, 17 volumes), plus an additional volume with writings of varied chronology (1884-1951). The first two chapters of the work analyze, respectively, the frequency of the expression \"history of philosophy\" and the meaning of history of philosophy in the texts, and the third chapter related them to Deweyan educational propositions. This study presents that the value of the history of philosophy in Dewey\'s work is the value attributed by him to history itself, more precisely, a conception of historical time identified with sophistry, which, in turn, characterizes Deweyan educational discourse as associated with the rhetorical tradition as well as rhetorical pedagogy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Marcus Vinicius daCosta, Sarah Passos Vieira da2019-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-22T22:16:03Zoai:teses.usp.br:tde-09022021-161735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-22T22:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey The educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work |
title |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey |
spellingShingle |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey Costa, Sarah Passos Vieira da História da filosofia History of philosophy John Dewey John Dewey Retórica Rhetoric |
title_short |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey |
title_full |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey |
title_fullStr |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey |
title_full_unstemmed |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey |
title_sort |
O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey |
author |
Costa, Sarah Passos Vieira da |
author_facet |
Costa, Sarah Passos Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Marcus Vinicius da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sarah Passos Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da filosofia History of philosophy John Dewey John Dewey Retórica Rhetoric |
topic |
História da filosofia History of philosophy John Dewey John Dewey Retórica Rhetoric |
description |
O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256824638603264 |