A bioliteracia e a cidadania : os alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8200 |
Resumo: | A Escola não pode ignorar a multiplicidade de problemas deste mundo globalizado, cabendo-lhe um papel acrescido de responsabilidade na promoção da bioliteracia dos jovens. Neste século, as grandes descobertas no campo da Biologia têm confrontado os cidadãos com questões que, pela sua natureza, exigem destes um grau de bioliteracia que os capacite a intervir e agir na sociedade. Neste artigo, vamos apresentar os dados resultantes de um trabalho de investigação centrado na avaliação do grau de bioliteracia dos alunos do ensino secundário, nos anos de 2008-2009 e 2009-2010, cuja reforma vigente fora promulgada pelo XV Governo Constitucional, em 2004. A opção metodológica teve como base a aplicação de um questionário aos alunos do ensino secundário. Os resultados obtidos permitiram constatar diferenças significativas no nível geral de bioliteracia dos estudantes do ensino secundário consoante determinadas condições sociodemográficas. De um modo geral, podemos concluir, pelos resultados obtidos, que metodologias ativas, que vão ao encontro das principais premissas nas atuais políticas educativas, podem ter contribuído para os resultados globalmente satisfatórios na bioliteracia dos alunos em fase de conclusão do ensino secundário. |
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A bioliteracia e a cidadania : os alunos do ensino secundárioEDUCAÇÃOBIOLITERACIAENSINO SECUNDÁRIOENSINO DA BIOLOGIAPOLÍTICA EDUCATIVACIDADANIAEDUCATIONBIOLITERACYSECONDARY EDUCATIONBIOLOGY TEACHINGEDUCATIONAL POLICYCITIZENSHIPA Escola não pode ignorar a multiplicidade de problemas deste mundo globalizado, cabendo-lhe um papel acrescido de responsabilidade na promoção da bioliteracia dos jovens. Neste século, as grandes descobertas no campo da Biologia têm confrontado os cidadãos com questões que, pela sua natureza, exigem destes um grau de bioliteracia que os capacite a intervir e agir na sociedade. Neste artigo, vamos apresentar os dados resultantes de um trabalho de investigação centrado na avaliação do grau de bioliteracia dos alunos do ensino secundário, nos anos de 2008-2009 e 2009-2010, cuja reforma vigente fora promulgada pelo XV Governo Constitucional, em 2004. A opção metodológica teve como base a aplicação de um questionário aos alunos do ensino secundário. Os resultados obtidos permitiram constatar diferenças significativas no nível geral de bioliteracia dos estudantes do ensino secundário consoante determinadas condições sociodemográficas. De um modo geral, podemos concluir, pelos resultados obtidos, que metodologias ativas, que vão ao encontro das principais premissas nas atuais políticas educativas, podem ter contribuído para os resultados globalmente satisfatórios na bioliteracia dos alunos em fase de conclusão do ensino secundário.The School cannot ignore the multiplicity of problems of this globalized world, and it has an added role of being responsible for promoting bioliteracy in young people. This century’s major discoveries in the field of Biology have confronted citizens with issues which, by their nature, require a level of bioliteracy that enables them to intervene and act in society. In this paper, research work was conducted on the evaluation of the degree of bioliteracy in secondary school students in the 2008-2009 and 2009-2010 academic years, whose in force reformation had been promulgated by the 15th Constitutional Government in 2004. In this study, a questionnaire was applied to secondary school students The results obtained have allowed us to observe significant differences as regards the bioliteracy of secondary school students depending on specific socio-demographic conditions. Generally speaking, we can conclude from the results obtained that active methodologies, which meet the main premises in present day educational policies, may have contributed to the globally satisfactory results of bioliteracy of students in the final stage of their secondary education.L’école ne peut pas ignorer la multiplicité de problèmes dans ce monde globalisé, avec un rôle accru des responsabilités dans la promotion de la bioliteracy des jeunes. Dans ce siècle, les grandes découvertes dans le domaine de la biologie ont confronté les citoyens avec des questions qui, par leur nature, nécessitent d’un certain degré de bioliteracy qui leur permette d’intervenir et d’agir dans la société. Dans cet article, nous présentons les données d’un travail de recherche axé sur l’évaluation du degré de bioliteracy des élèves du secondaire dans les années 2008-2009 et 2009-2010, dont la courant réforme courante a été promulguée par le XV Gouvernement Constitutionnel en 2004. L’option méthodologique est centrée sur l’application d’un questionnaire aux élèves du secondaire. Les résultats obtenus ont permis de constater des différences significatives dans le niveau général de bioliteracy des lycéens selon certaines conditions socio-démographiques. En général, nous pouvons conclure à travers les résultats obtenus que les méthodes actives, qui sont défendues dans les actuelles politiques éducatives, peuvent avoir contribué aux résultats globalement satisfaisants dans bioliteracy des étudiants en phase d’achèvement du secondaire.La escuela no puede ignorar la multiplicidad de problemas en este mundo globalizado, con un papel más importante de la responsabilidad en la promoción de la juventud bioliteracia. En este siglo, los grandes descubrimientos en el campo de la biología han confrontado a los ciudadanos con temas que por su naturaleza, requieren un grado de bioliteracia que les permite intervenir y actuar en la sociedad. En este artículo se presentan los datos resultantes de un trabajo de investigación que se centró en la evaluación del grado de bioliteracia de estudiantes de secundaria en los años 2008-2009 y 2009-2010, cuya corriente reforma promulgada por el gobierno constitucional de XV en 2004. La opción metodológica se basó en la aplicación de un cuestionario a los estudiantes de educación secundaria. Los resultados obtenidos permitieron observar diferencias significativas en el nivel General de bioliteracia de los estudiantes de escuela secundaria según ciertas condiciones socio-demográficas. En general, podemos concluir los resultados obtenidos que metodologías activas, que se reunirán los principales supuestos en las políticas educativas actuales, pueden haber contribuido a los resultados en general satisfactorios en bioliteracia de estudiantes en fase de finalización de escuela secundaria.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T14:36:31Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8200por1646-401XSoeiro, Maria da Conceição Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:37.219820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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