Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana Paula Couceiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/107542
https://doi.org/10.1590/2175-623661470
Resumo: Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratég ia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem.
id RCAP_1aa0e498a46a3c5ae12cae883a19a67d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/107542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)AvaliaçãoIntervençãoDinâmicaAutênticaVygotskyAssessmentInterventionDynamicAuthenticVygotskyAvaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratég ia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem.Dynamic Assessment/Intervent ion: its gross value. The aim is to assess the potential of dynamic assessment / intervention in a psychological, neuropsychological and educational context, that is, its gross domestic value, not forgetting its limitations and constraints, with the possibility of updating in concomitance with other modalities. Not being a new strategy, judged to be usable, we suggest returning to Vygotsky and revising the perceived poorer relative of these areas of analysis. In this context, we review the concepts of help, scaffolding, reciprocal and peer learning, the advantages of interaction in learning.Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Faculdade de Educacao2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/107542http://hdl.handle.net/10316/107542https://doi.org/10.1590/2175-623661470por2175-62360100-3143Figueira, Ana Paula Couceiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-19T09:56:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/107542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:53.230493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
title Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
spellingShingle Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
Figueira, Ana Paula Couceiro
Avaliação
Intervenção
Dinâmica
Autêntica
Vygotsky
Assessment
Intervention
Dynamic
Authentic
Vygotsky
title_short Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
title_full Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
title_fullStr Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
title_full_unstemmed Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
title_sort Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
author Figueira, Ana Paula Couceiro
author_facet Figueira, Ana Paula Couceiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Ana Paula Couceiro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Intervenção
Dinâmica
Autêntica
Vygotsky
Assessment
Intervention
Dynamic
Authentic
Vygotsky
topic Avaliação
Intervenção
Dinâmica
Autêntica
Vygotsky
Assessment
Intervention
Dynamic
Authentic
Vygotsky
description Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratég ia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/107542
http://hdl.handle.net/10316/107542
https://doi.org/10.1590/2175-623661470
url http://hdl.handle.net/10316/107542
https://doi.org/10.1590/2175-623661470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-6236
0100-3143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Faculdade de Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Faculdade de Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134125099057152