Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/107542 https://doi.org/10.1590/2175-623661470 |
Resumo: | Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratég ia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem. |
id |
RCAP_1aa0e498a46a3c5ae12cae883a19a67d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/107542 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)AvaliaçãoIntervençãoDinâmicaAutênticaVygotskyAssessmentInterventionDynamicAuthenticVygotskyAvaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratég ia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem.Dynamic Assessment/Intervent ion: its gross value. The aim is to assess the potential of dynamic assessment / intervention in a psychological, neuropsychological and educational context, that is, its gross domestic value, not forgetting its limitations and constraints, with the possibility of updating in concomitance with other modalities. Not being a new strategy, judged to be usable, we suggest returning to Vygotsky and revising the perceived poorer relative of these areas of analysis. In this context, we review the concepts of help, scaffolding, reciprocal and peer learning, the advantages of interaction in learning.Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Faculdade de Educacao2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/107542http://hdl.handle.net/10316/107542https://doi.org/10.1590/2175-623661470por2175-62360100-3143Figueira, Ana Paula Couceiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-19T09:56:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/107542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:53.230493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
title |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
spellingShingle |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) Figueira, Ana Paula Couceiro Avaliação Intervenção Dinâmica Autêntica Vygotsky Assessment Intervention Dynamic Authentic Vygotsky |
title_short |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
title_full |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
title_fullStr |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
title_full_unstemmed |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
title_sort |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB) |
author |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
author_facet |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Intervenção Dinâmica Autêntica Vygotsky Assessment Intervention Dynamic Authentic Vygotsky |
topic |
Avaliação Intervenção Dinâmica Autêntica Vygotsky Assessment Intervention Dynamic Authentic Vygotsky |
description |
Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratég ia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/107542 http://hdl.handle.net/10316/107542 https://doi.org/10.1590/2175-623661470 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/107542 https://doi.org/10.1590/2175-623661470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2175-6236 0100-3143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Faculdade de Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Faculdade de Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134125099057152 |