A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35626 |
Resumo: | As compras assumem um papel cada vez mais importante na gestão das empresas de todos os setores de atividades. Esta área era considerada apenas como operacional, no entanto, com o passar dos anos as empresas perceberam que, sendo bem geridas, as compras podem ser também uma fonte de lucro. Por esta razão, passou a considerar-se como uma área com uma função estratégica para a empresa. O estágio que deu origem a este estudo, realizou-se na empresa Nova Motofil Bending pertencente ao grupo Motofil. Foram realizadas atividades como receção e etiquetagem de material no armazém, permitindo perceber a gestão de stocks praticada pela empresa; análise da carteira de fornecedores, como fazem a seleção e classificação dos mesmos; e também, análise do processo de compra, a forma como são efetuados os pedidos, como são rececionados pelos fornecedores e de seguida, como são feitas as entregas dos materiais. O objetivo do presente estudo, passa pela aplicação do modelo do portfólio de compras de Kraljic, de modo a desenvolver estratégias de compra que permitam reduzir os riscos de abastecimento que causam impactos nos prazos e custos do projeto. Esta matriz classifica os materiais de acordo com duas dimensões, o impacto no lucro e o risco de abastecimento. Os resultados do presente estudo permitem perceber de que forma a empresa gere o seu departamento de compras, e com isso, propuseram-se estratégias que incidiram principalmente na melhoria da relação com os fornecedores, criação de parcerias, e procura de novos fornecedores. |
id |
RCAP_1aae8615699540fc5612c041ad8d9e0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/35626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresaComprasEstratégias de comprasMatriz portfólio de KraljicAs compras assumem um papel cada vez mais importante na gestão das empresas de todos os setores de atividades. Esta área era considerada apenas como operacional, no entanto, com o passar dos anos as empresas perceberam que, sendo bem geridas, as compras podem ser também uma fonte de lucro. Por esta razão, passou a considerar-se como uma área com uma função estratégica para a empresa. O estágio que deu origem a este estudo, realizou-se na empresa Nova Motofil Bending pertencente ao grupo Motofil. Foram realizadas atividades como receção e etiquetagem de material no armazém, permitindo perceber a gestão de stocks praticada pela empresa; análise da carteira de fornecedores, como fazem a seleção e classificação dos mesmos; e também, análise do processo de compra, a forma como são efetuados os pedidos, como são rececionados pelos fornecedores e de seguida, como são feitas as entregas dos materiais. O objetivo do presente estudo, passa pela aplicação do modelo do portfólio de compras de Kraljic, de modo a desenvolver estratégias de compra que permitam reduzir os riscos de abastecimento que causam impactos nos prazos e custos do projeto. Esta matriz classifica os materiais de acordo com duas dimensões, o impacto no lucro e o risco de abastecimento. Os resultados do presente estudo permitem perceber de que forma a empresa gere o seu departamento de compras, e com isso, propuseram-se estratégias que incidiram principalmente na melhoria da relação com os fornecedores, criação de parcerias, e procura de novos fornecedores.Purchasing takes a very important role in management of organizations across all sectors of activity. This area was considered merely operational, however, over the years and, if well managed, purchasing can also be a source of profit. From then on, it has become to play a strategic role in organizations management. The internship that gave rise to this study, took place in the company Nova Motofil Bending belonging to the Motofil Group. Activities such as reception and labeling of warehouse material were conducted, allowing to realize the stock management used by the company; analysis of supplier portfolio, how they are selected and classified; and also, analysis of the buying process and how to place orders, how they are received by the suppliers, and lastly, how material deliveries are made. The present study scope is to apply the purchasing portfolio model by Kraljic, enabling the development urchasing strategies that allowed to reduce the supplying risks which induce impact on the deadline and project costs. The matrix generated by this model classifies the materials according to two dimensions, the profit impact and supply risk. The results of this study allowed to realize how the company managed his purchasing department, and with that strategies focused on, mainly, suppliers relationship, partnership creation and new supplier search, were propused.2023-01-05T10:11:14Z2022-11-25T00:00:00Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35626porOliveira, Maria Madailinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:39Zoai:ria.ua.pt:10773/35626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:37.194815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
title |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
spellingShingle |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa Oliveira, Maria Madail Compras Estratégias de compras Matriz portfólio de Kraljic |
title_short |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
title_full |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
title_fullStr |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
title_full_unstemmed |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
title_sort |
A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa |
author |
Oliveira, Maria Madail |
author_facet |
Oliveira, Maria Madail |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Madail |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compras Estratégias de compras Matriz portfólio de Kraljic |
topic |
Compras Estratégias de compras Matriz portfólio de Kraljic |
description |
As compras assumem um papel cada vez mais importante na gestão das empresas de todos os setores de atividades. Esta área era considerada apenas como operacional, no entanto, com o passar dos anos as empresas perceberam que, sendo bem geridas, as compras podem ser também uma fonte de lucro. Por esta razão, passou a considerar-se como uma área com uma função estratégica para a empresa. O estágio que deu origem a este estudo, realizou-se na empresa Nova Motofil Bending pertencente ao grupo Motofil. Foram realizadas atividades como receção e etiquetagem de material no armazém, permitindo perceber a gestão de stocks praticada pela empresa; análise da carteira de fornecedores, como fazem a seleção e classificação dos mesmos; e também, análise do processo de compra, a forma como são efetuados os pedidos, como são rececionados pelos fornecedores e de seguida, como são feitas as entregas dos materiais. O objetivo do presente estudo, passa pela aplicação do modelo do portfólio de compras de Kraljic, de modo a desenvolver estratégias de compra que permitam reduzir os riscos de abastecimento que causam impactos nos prazos e custos do projeto. Esta matriz classifica os materiais de acordo com duas dimensões, o impacto no lucro e o risco de abastecimento. Os resultados do presente estudo permitem perceber de que forma a empresa gere o seu departamento de compras, e com isso, propuseram-se estratégias que incidiram principalmente na melhoria da relação com os fornecedores, criação de parcerias, e procura de novos fornecedores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25T00:00:00Z 2022-11-25 2023-01-05T10:11:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/35626 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/35626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137721661259776 |