A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Madail
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35626
Resumo: As compras assumem um papel cada vez mais importante na gestão das empresas de todos os setores de atividades. Esta área era considerada apenas como operacional, no entanto, com o passar dos anos as empresas perceberam que, sendo bem geridas, as compras podem ser também uma fonte de lucro. Por esta razão, passou a considerar-se como uma área com uma função estratégica para a empresa. O estágio que deu origem a este estudo, realizou-se na empresa Nova Motofil Bending pertencente ao grupo Motofil. Foram realizadas atividades como receção e etiquetagem de material no armazém, permitindo perceber a gestão de stocks praticada pela empresa; análise da carteira de fornecedores, como fazem a seleção e classificação dos mesmos; e também, análise do processo de compra, a forma como são efetuados os pedidos, como são rececionados pelos fornecedores e de seguida, como são feitas as entregas dos materiais. O objetivo do presente estudo, passa pela aplicação do modelo do portfólio de compras de Kraljic, de modo a desenvolver estratégias de compra que permitam reduzir os riscos de abastecimento que causam impactos nos prazos e custos do projeto. Esta matriz classifica os materiais de acordo com duas dimensões, o impacto no lucro e o risco de abastecimento. Os resultados do presente estudo permitem perceber de que forma a empresa gere o seu departamento de compras, e com isso, propuseram-se estratégias que incidiram principalmente na melhoria da relação com os fornecedores, criação de parcerias, e procura de novos fornecedores.
id RCAP_1aae8615699540fc5612c041ad8d9e0d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresaComprasEstratégias de comprasMatriz portfólio de KraljicAs compras assumem um papel cada vez mais importante na gestão das empresas de todos os setores de atividades. Esta área era considerada apenas como operacional, no entanto, com o passar dos anos as empresas perceberam que, sendo bem geridas, as compras podem ser também uma fonte de lucro. Por esta razão, passou a considerar-se como uma área com uma função estratégica para a empresa. O estágio que deu origem a este estudo, realizou-se na empresa Nova Motofil Bending pertencente ao grupo Motofil. Foram realizadas atividades como receção e etiquetagem de material no armazém, permitindo perceber a gestão de stocks praticada pela empresa; análise da carteira de fornecedores, como fazem a seleção e classificação dos mesmos; e também, análise do processo de compra, a forma como são efetuados os pedidos, como são rececionados pelos fornecedores e de seguida, como são feitas as entregas dos materiais. O objetivo do presente estudo, passa pela aplicação do modelo do portfólio de compras de Kraljic, de modo a desenvolver estratégias de compra que permitam reduzir os riscos de abastecimento que causam impactos nos prazos e custos do projeto. Esta matriz classifica os materiais de acordo com duas dimensões, o impacto no lucro e o risco de abastecimento. Os resultados do presente estudo permitem perceber de que forma a empresa gere o seu departamento de compras, e com isso, propuseram-se estratégias que incidiram principalmente na melhoria da relação com os fornecedores, criação de parcerias, e procura de novos fornecedores.Purchasing takes a very important role in management of organizations across all sectors of activity. This area was considered merely operational, however, over the years and, if well managed, purchasing can also be a source of profit. From then on, it has become to play a strategic role in organizations management. The internship that gave rise to this study, took place in the company Nova Motofil Bending belonging to the Motofil Group. Activities such as reception and labeling of warehouse material were conducted, allowing to realize the stock management used by the company; analysis of supplier portfolio, how they are selected and classified; and also, analysis of the buying process and how to place orders, how they are received by the suppliers, and lastly, how material deliveries are made. The present study scope is to apply the purchasing portfolio model by Kraljic, enabling the development urchasing strategies that allowed to reduce the supplying risks which induce impact on the deadline and project costs. The matrix generated by this model classifies the materials according to two dimensions, the profit impact and supply risk. The results of this study allowed to realize how the company managed his purchasing department, and with that strategies focused on, mainly, suppliers relationship, partnership creation and new supplier search, were propused.2023-01-05T10:11:14Z2022-11-25T00:00:00Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35626porOliveira, Maria Madailinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:39Zoai:ria.ua.pt:10773/35626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:37.194815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
title A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
spellingShingle A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
Oliveira, Maria Madail
Compras
Estratégias de compras
Matriz portfólio de Kraljic
title_short A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
title_full A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
title_fullStr A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
title_full_unstemmed A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
title_sort A aplicação da matriz de Kraljic na definição de estratégias de compras de uma empresa
author Oliveira, Maria Madail
author_facet Oliveira, Maria Madail
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Madail
dc.subject.por.fl_str_mv Compras
Estratégias de compras
Matriz portfólio de Kraljic
topic Compras
Estratégias de compras
Matriz portfólio de Kraljic
description As compras assumem um papel cada vez mais importante na gestão das empresas de todos os setores de atividades. Esta área era considerada apenas como operacional, no entanto, com o passar dos anos as empresas perceberam que, sendo bem geridas, as compras podem ser também uma fonte de lucro. Por esta razão, passou a considerar-se como uma área com uma função estratégica para a empresa. O estágio que deu origem a este estudo, realizou-se na empresa Nova Motofil Bending pertencente ao grupo Motofil. Foram realizadas atividades como receção e etiquetagem de material no armazém, permitindo perceber a gestão de stocks praticada pela empresa; análise da carteira de fornecedores, como fazem a seleção e classificação dos mesmos; e também, análise do processo de compra, a forma como são efetuados os pedidos, como são rececionados pelos fornecedores e de seguida, como são feitas as entregas dos materiais. O objetivo do presente estudo, passa pela aplicação do modelo do portfólio de compras de Kraljic, de modo a desenvolver estratégias de compra que permitam reduzir os riscos de abastecimento que causam impactos nos prazos e custos do projeto. Esta matriz classifica os materiais de acordo com duas dimensões, o impacto no lucro e o risco de abastecimento. Os resultados do presente estudo permitem perceber de que forma a empresa gere o seu departamento de compras, e com isso, propuseram-se estratégias que incidiram principalmente na melhoria da relação com os fornecedores, criação de parcerias, e procura de novos fornecedores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25T00:00:00Z
2022-11-25
2023-01-05T10:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35626
url http://hdl.handle.net/10773/35626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137721661259776