A recepção da comédia teatral nas declamações de Libânio e Corício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Vanessa Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56031
Resumo: Procurando explorar a recepção da comédia teatral nas declamações de Libânio e Corício, esta dissertação está dividida em três partes, culminando na exposição de tópicos e temáticas cómicas presentes numa selecta de oito declamações traduzidas em anexo (seis de Libânio, Decl. 12, 26, 27, 28, 32 e 33 e duas de Corício, Decl. 5 e 6). Enquadrando de modo geral em que ambiente Libânio (Antioquia, séc. IV) e Corício (Gaza, séc. VI) foram educados, o primeiro capítulo foca-se numa breve exposição das vivências dos autores e da realidade cultural, social, religiosa e económica das suas cidades. O segundo capítulo, por sua vez, admite a profissão de Libânio e Corício – dotados professores de retórica – e foca-se numa exposição acerca da paideia e do estado da educação clássica, que perduraram na Antiguidade Tardia como uma referência identitária de grande estima. Indaga-se também acerca da natureza e do ambiente nas escolas de retórica de Antioquia e de Gaza e introduz-se uma elucidação acerca da declamação e das suas semelhanças com os géneros representativos, articulando uma identidade biface como exercício escolar e fonte lúdica de entretenimento. Por fim, o terceiro capítulo, explora de que modo o teatro cómico grego – e os géneros que directamente colhem da sua existência – influenciaram as declamações de Libânio e Corício. Expondo brevemente as naturezas plurais e variadas inerentes à evolução da Comédia Grega e o seu papel no ensino retórico, analisam-se de modo pertinente as declamações da selecta e explora-se o tratamento das personagens e das suas relações com os mundos que as rodeiam, a partir de um foco relativo à hereditariedade cómica que as sustenta e inspira. Exploram-se ademais alguns aspectos metaliterários, aludindo também a uma visão que defende o uso do entretenimento cómico como uma ferramenta pedagógica.
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