A integração de recursos tecnológicos na disciplina de formação musical : uma nova abordagem às atividades de transcrição e de leitura melódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Hermano Filipe Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15897
Resumo: Nesta dissertação faz-se uma abordagem às atividades de transcrição melódica (ditado musical) e de leitura melódica da disciplina de Formação Musical através da integração de recursos tecnológicos como os dispositivos móveis e respetivos auriculares para a audição individual de excerto musicais e padrões tonais. Após uma análise bibliográfica à visão de vários autores e investigadores acerca do desenvolvimento da perceção musical, desenvolve-se um estudo que pretende verificar a viabilidade dos dispositivos móveis enquanto recursos didáticos complementares a considerar nessa disciplina. A investigação desenvolvida seguiu o paradigma qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso. Para tal foi determinada uma amostra de 18 alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade da disciplina de Formação Musical. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: inquérito inicial e inquérito final, pré teste e pós teste, notas de campo e a entrevista (focus group). Não obstante as limitações do estudo, os resultados obtidos mostram que os dispositivos móveis podem ser considerados como recursos didáticos da disciplina de Formação Musical. Realça-se a aceitação e a afinidade dos alunos por estes equipamentos, levando a concluir que estes representam um grande potencial na participação e envolvimento dos alunos na disciplina no desenvolvimento de atividades de transcrição e leitura melódica. Com esta investigação pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento didático e pedagógico da disciplina de Formação Musical, uma vez que, pelas pesquisas feitas, em Portugal são ainda poucas as investigações realizadas no âmbito desta disciplina.
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