Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1204
Resumo: A capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis.
id RCAP_1ae6d7c9b6efa735809e0651c4c8069e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aulaEducaçãoRelação pedagógicaMétodos pedagógicosSala de aulaProfessorMotivaçãoSucesso escolarEducationPedagogical relationshipTeaching methodsClassroomTeacherMotivationAcademic successA capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis.The stimulation of learning motivation through interaction pedagogy is a fairly new field, which should be approached from a psychological and sociological analysis. Situated on sociological terrain, but close to the border of psychology, we attempt to verify whether classroom dynamic and pedagogic relation exercise some influence on student motivation or demotivation from the perspective of school success. Finally, based on the results obtained we extrapulate and make some useful suggestions.La capacité de stimuler la motivation pour l"apprentissage est un champ insuffisamment abordé et qui doit faire l"objet d"une analyse psycosociologique puisqu"aussi bien il se situe à la frontière entre la Psycologie et la Sociologie. Sur le terrain sociologique, mais sans perdre de vue celte frontière, et sous l"angle du succès scolaire, nous tenterons de vérifier si la dynamique de la classe et de la relation pédagogique exerce une interférence sur la motivation ou démotivation des étudiants. Finalement, dans le prolongement des résultats obtenus, on livrera quelques conclusions et on formulera quelques suggestions jugées utiles.La capacidad de estimular la motivación para el aprendizaje mediante la interacción pedagógica y un espacio de frontera entre los campos de análisis de la Psicología, Pedagogía y Sociología. En el terreno de la Sociología, pero mirando de cerca de esta frontera, siempre compleja, y en una perspectiva de éxito escolar, pretendemos verificar la dinámica de la sala de aula y la relación pedagógica ejercen alguna interferencia en la motivación ó desmotivación de los alumnos Por fin, en la secuencia de los resultados obtenidos, se tiran ilaciones y se avanzan algunas sugestiones útiles.CIES-ISCTE / CELTA2009-02-06T11:53:59Z1991-09-01T00:00:00Z1991-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1204por0873-6529Antunes, Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:41.452301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
title Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
spellingShingle Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
Antunes, Maria da Conceição
Educação
Relação pedagógica
Métodos pedagógicos
Sala de aula
Professor
Motivação
Sucesso escolar
Education
Pedagogical relationship
Teaching methods
Classroom
Teacher
Motivation
Academic success
title_short Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
title_full Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
title_fullStr Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
title_full_unstemmed Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
title_sort Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
author Antunes, Maria da Conceição
author_facet Antunes, Maria da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relação pedagógica
Métodos pedagógicos
Sala de aula
Professor
Motivação
Sucesso escolar
Education
Pedagogical relationship
Teaching methods
Classroom
Teacher
Motivation
Academic success
topic Educação
Relação pedagógica
Métodos pedagógicos
Sala de aula
Professor
Motivação
Sucesso escolar
Education
Pedagogical relationship
Teaching methods
Classroom
Teacher
Motivation
Academic success
description A capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-09-01T00:00:00Z
1991-09
2009-02-06T11:53:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1204
url http://hdl.handle.net/10071/1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134849574895616