Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1204 |
Resumo: | A capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis. |
id |
RCAP_1ae6d7c9b6efa735809e0651c4c8069e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1204 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aulaEducaçãoRelação pedagógicaMétodos pedagógicosSala de aulaProfessorMotivaçãoSucesso escolarEducationPedagogical relationshipTeaching methodsClassroomTeacherMotivationAcademic successA capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis.The stimulation of learning motivation through interaction pedagogy is a fairly new field, which should be approached from a psychological and sociological analysis. Situated on sociological terrain, but close to the border of psychology, we attempt to verify whether classroom dynamic and pedagogic relation exercise some influence on student motivation or demotivation from the perspective of school success. Finally, based on the results obtained we extrapulate and make some useful suggestions.La capacité de stimuler la motivation pour l"apprentissage est un champ insuffisamment abordé et qui doit faire l"objet d"une analyse psycosociologique puisqu"aussi bien il se situe à la frontière entre la Psycologie et la Sociologie. Sur le terrain sociologique, mais sans perdre de vue celte frontière, et sous l"angle du succès scolaire, nous tenterons de vérifier si la dynamique de la classe et de la relation pédagogique exerce une interférence sur la motivation ou démotivation des étudiants. Finalement, dans le prolongement des résultats obtenus, on livrera quelques conclusions et on formulera quelques suggestions jugées utiles.La capacidad de estimular la motivación para el aprendizaje mediante la interacción pedagógica y un espacio de frontera entre los campos de análisis de la Psicología, Pedagogía y Sociología. En el terreno de la Sociología, pero mirando de cerca de esta frontera, siempre compleja, y en una perspectiva de éxito escolar, pretendemos verificar la dinámica de la sala de aula y la relación pedagógica ejercen alguna interferencia en la motivación ó desmotivación de los alumnos Por fin, en la secuencia de los resultados obtenidos, se tiran ilaciones y se avanzan algunas sugestiones útiles.CIES-ISCTE / CELTA2009-02-06T11:53:59Z1991-09-01T00:00:00Z1991-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1204por0873-6529Antunes, Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:41.452301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
title |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
spellingShingle |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula Antunes, Maria da Conceição Educação Relação pedagógica Métodos pedagógicos Sala de aula Professor Motivação Sucesso escolar Education Pedagogical relationship Teaching methods Classroom Teacher Motivation Academic success |
title_short |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
title_full |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
title_fullStr |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
title_full_unstemmed |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
title_sort |
Implicações da dinâmica escolar na motivação para a aprendizagem e no sucesso escolar: o cenário da aula |
author |
Antunes, Maria da Conceição |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Relação pedagógica Métodos pedagógicos Sala de aula Professor Motivação Sucesso escolar Education Pedagogical relationship Teaching methods Classroom Teacher Motivation Academic success |
topic |
Educação Relação pedagógica Métodos pedagógicos Sala de aula Professor Motivação Sucesso escolar Education Pedagogical relationship Teaching methods Classroom Teacher Motivation Academic success |
description |
A capacidade de estimular a motivação para a aprendizagem através da interacção pedagógica é um espaço de fronteira entre os campos de análise da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia. Em terreno da Sociologia, mas olhando de perto para esta fronteira, sempre complexa, e numa perspectiva de sucesso escolar, pretendemos verificar se a dinâmica da sala de aula e a relação pedagógica exercem alguma interferência na motivação ou desmotivação dos alunos. Por fim, na sequência dos resultados obtidos, tiram-se ilações e avançam-se algumas sugestões tidas como úteis. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-09-01T00:00:00Z 1991-09 2009-02-06T11:53:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/1204 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/1204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134849574895616 |