Motivações para a prática de atividades físicas de aventura na natureza por jovens adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6724 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física. |
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Motivações para a prática de atividades físicas de aventura na natureza por jovens adolescentes do 3º Ciclo do Ensino BásicoAtividades físicas de aventura na naturezaAutodeterminaçãoMotivaçãoPhysical adventure activities in natureSelf-determinationMotivationDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.A população em geral, atualmente encontra-se numa fase que deseja regressar às origens, ao contacto mais direto com o meio natural, no caso dos jovens nas instituições de ensino estas atividades físicas de aventura na natureza ainda não se aproximam daquilo que seria o ideal, no entanto a literatura menciona que estas atividades podem contribuir positivamente para o desenvolvimento físico, psicológico e social dos jovens, devido às circunstâncias e ao contexto da prática. Assim sendo, esta investigação tem como foco principal verificar quais os motivos para a prática destas atividades aquando da oferta formativa ou não, em instituições de ensino do distrito de Castelo Branco, e realizar comparações em função dessa oferta, do género e local de residência. A nossa amostra é constituída por 183 jovens alunos do 3º Ciclo no distrito de Castelo Branco, com uma faixa etária entre os 12 e os 19 anos, onde 86 são do género feminino (47%) e 97 são do género masculino (53%). Para avaliar os jovens e descobrir o que os motiva e desmotiva, utilizámos o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva (IMAAD). Os nossos resultados mostram que ambos os géneros valorizam a prática destas atividades para manter a forma física e o desenvolvimento de competências, sendo que a ausência de prática está associada principalmente à falta de tempo. Este fator foi mais evidente para o público feminino e é também de realçar que a falta de tempo tem tendência a aumentar à medida que as crianças crescem. Em termos de diferenças do contexto residencial, não encontrámos diferenças estatisticamente significativas para a ausência de prática, e só encontrámos diferenças estatísticas na variável competição nas razões para a prática, sendo que os valores médios para a prática dos residentes rurais são superiores aos residentes urbanos, à exceção da forma física, sendo que esta é a motivação/razão mais valorizada por ambos os grupos.The general population, currently is in a phase that you want to return to the origins, more direct contact with the natural environment, for young people in educational institutions these physical adventure activities in nature does not approach what would be ideal, however the literature mentions that these activities can positively contribute to the physical, psychological and social development of young people, because of the circumstances and the context of practice. Therefore, this research is mainly focused on verifying the motives for the practice of these activities with or whitout the educational offer, in the district of Castelo Branco educational institutions, and make comparisons on the basis of this offer, gender and place of residence. Our sample consists of 183 young students of the 3rd cycle in the district of Castelo Branco, with an age range between 12 and 19, where 86 were female (47%) and 97 are male (53%). To assess young people and find out what motivates and discourages, we used the Motivation Questionnaire for Sports Activities (QMAD) and the Survey of Motives for the Sports Activity Absence (IMAAD). Our results show that both genders value the practice of these activities to maintain physical fitness and skills development, and the lack of practice is mainly associated with the lack of time. This factor is most evident for the female audience and is also important to emphasize that the lack of time tends to increase as children grow. In terms of influence of the residential context, we didn’t found statistically significant differences for the lack of practice, and for reasons to practice we found only statistical differences in the variable competition, on average values for the practice of rural residents are higher than urban residents, except for the physical form , being this, the most valued motivation mentioned by both groups.Petrica, João Manuel Patrício DuarteBatista, Marco Alexandre da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Nuno Miguel Rocha Mateus da2019-10-24T13:32:23Z2019-07-092019-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6724TID:202293831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:50Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:22.613097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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