Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Evandro Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96072
Resumo: Este trabalho se insere nos estudos sobre as “atividades físicas de aventura na natureza” (AFAN). Neste contexto, a proposta foi investigar a formação do profissional em Educação Física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. No âmbito desse processo buscou-se pesquisar os elementos que pudessem auxiliar no debate sobre a possibilidade de inserção das AFAN nos currículos de cursos de formação profissional em Educação Física, nas Instituições de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo construtivismo social, pois se entende que é necessário compreender as particularidades dos indivíduos participantes, seu histórico, sua identidade social e seu lócus no grupo social em que vive, configurando-se em uma investigação qualitativa, entendida como um terreno para a crítica científica social, e não apenas como um tipo específico de teoria social, metodologia ou filosofia. O estudo se deu em três momentos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e coleta de dados, por meio da pesquisa de campo (aplicação de um questionário e, posteriormente, entrevistas com questões semi-estruturadas com professores e coordenadores de Instituições de Ensino Superior). Entre os resultados, as atividades físicas de aventura na natureza vêm conquistando espaço na sociedade contemporânea e na universidade, constituindo-se numa área/campo transdisciplinar. Com relação a Educação Física, esta tem se dedicado aos estudos desta temática, entendendo as atividades físicas de aventura na natureza como um novo fenômeno, integrando diversos grupos sociais e áreas de estudos distintas. No que diz respeito aos participantes projeta-se um futuro encorajador, considerando-se que tanto do ponto de partida do currículo como dos profissionais que vivenciam realidades ligadas às AFAN, exceção aos coordenadores, contempla-se uma área e campo em...
id UNSP_82e06bb9aa45ffee9c7831d9cfb00254
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96072
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na naturezaFormação profissionalEducação fisicaNaturezaAtividade físicaAventuraEsportes de aventuraVocational trainingPhysical educationPhysical activities of adventure in natureEste trabalho se insere nos estudos sobre as “atividades físicas de aventura na natureza” (AFAN). Neste contexto, a proposta foi investigar a formação do profissional em Educação Física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. No âmbito desse processo buscou-se pesquisar os elementos que pudessem auxiliar no debate sobre a possibilidade de inserção das AFAN nos currículos de cursos de formação profissional em Educação Física, nas Instituições de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo construtivismo social, pois se entende que é necessário compreender as particularidades dos indivíduos participantes, seu histórico, sua identidade social e seu lócus no grupo social em que vive, configurando-se em uma investigação qualitativa, entendida como um terreno para a crítica científica social, e não apenas como um tipo específico de teoria social, metodologia ou filosofia. O estudo se deu em três momentos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e coleta de dados, por meio da pesquisa de campo (aplicação de um questionário e, posteriormente, entrevistas com questões semi-estruturadas com professores e coordenadores de Instituições de Ensino Superior). Entre os resultados, as atividades físicas de aventura na natureza vêm conquistando espaço na sociedade contemporânea e na universidade, constituindo-se numa área/campo transdisciplinar. Com relação a Educação Física, esta tem se dedicado aos estudos desta temática, entendendo as atividades físicas de aventura na natureza como um novo fenômeno, integrando diversos grupos sociais e áreas de estudos distintas. No que diz respeito aos participantes projeta-se um futuro encorajador, considerando-se que tanto do ponto de partida do currículo como dos profissionais que vivenciam realidades ligadas às AFAN, exceção aos coordenadores, contempla-se uma área e campo em...This work is part of studies on the Physical Activities of Adventure in Nature (AFAN). In this context, the proposal was to investigate the professional training of Physical Education in the context of physical activities of adventure in nature. As part of that process we tried to search the information that could assist in the debate on the possibility of inserting the AFAN in the curriculum of vocational training courses in Physical Education in Higher Education Institutions. This is a search-type social constructivism, because it believes it is necessary to understand the peculiarities of the individuals involved, their history, their social identity and its locus in the social group in which you live, setting itself in a qualitative research, understood as a ground for the critical social science, and not just a specific type of social theory, methodology or philosophy. The study took place in three stages: research literature, documentary research and data collection, through field research (application of a questionnaire and, later, interviews with semi-structured questions with teachers and coordinators of Higher Education Institutions). Among the results, physical activities of adventure in nature have been conquering space in contemporary society and the university, constituting a field / cross field. With regard to physical education, this has been devoted to studies of this issue, understanding the physical activities of adventure in nature as a new phenomenon, integrating various social groups and different areas of study. With respect to the participants projects itself an encouraging future, considering that both the starting point of curriculum and the professionals who experience realities related to AFAN, except the coordinators, has to be a camp area and on the rise. Perhaps, also, limited to new territorial demarcations that are ongoing or urgent need to study more dense about this.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Evandro Antonio [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2008-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f. : il., quadrosapplication/pdfCORRÊA, Evandro Antonio. Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. 2008. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/96072000580970correa_ea_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:07:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96072Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:07:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
title Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
spellingShingle Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
Corrêa, Evandro Antonio [UNESP]
Formação profissional
Educação fisica
Natureza
Atividade física
Aventura
Esportes de aventura
Vocational training
Physical education
Physical activities of adventure in nature
title_short Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
title_full Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
title_fullStr Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
title_full_unstemmed Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
title_sort Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza
author Corrêa, Evandro Antonio [UNESP]
author_facet Corrêa, Evandro Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Evandro Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Educação fisica
Natureza
Atividade física
Aventura
Esportes de aventura
Vocational training
Physical education
Physical activities of adventure in nature
topic Formação profissional
Educação fisica
Natureza
Atividade física
Aventura
Esportes de aventura
Vocational training
Physical education
Physical activities of adventure in nature
description Este trabalho se insere nos estudos sobre as “atividades físicas de aventura na natureza” (AFAN). Neste contexto, a proposta foi investigar a formação do profissional em Educação Física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. No âmbito desse processo buscou-se pesquisar os elementos que pudessem auxiliar no debate sobre a possibilidade de inserção das AFAN nos currículos de cursos de formação profissional em Educação Física, nas Instituições de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo construtivismo social, pois se entende que é necessário compreender as particularidades dos indivíduos participantes, seu histórico, sua identidade social e seu lócus no grupo social em que vive, configurando-se em uma investigação qualitativa, entendida como um terreno para a crítica científica social, e não apenas como um tipo específico de teoria social, metodologia ou filosofia. O estudo se deu em três momentos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e coleta de dados, por meio da pesquisa de campo (aplicação de um questionário e, posteriormente, entrevistas com questões semi-estruturadas com professores e coordenadores de Instituições de Ensino Superior). Entre os resultados, as atividades físicas de aventura na natureza vêm conquistando espaço na sociedade contemporânea e na universidade, constituindo-se numa área/campo transdisciplinar. Com relação a Educação Física, esta tem se dedicado aos estudos desta temática, entendendo as atividades físicas de aventura na natureza como um novo fenômeno, integrando diversos grupos sociais e áreas de estudos distintas. No que diz respeito aos participantes projeta-se um futuro encorajador, considerando-se que tanto do ponto de partida do currículo como dos profissionais que vivenciam realidades ligadas às AFAN, exceção aos coordenadores, contempla-se uma área e campo em...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Evandro Antonio. Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. 2008. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/96072
000580970
correa_ea_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv CORRÊA, Evandro Antonio. Formação do profissional de educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. 2008. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000580970
correa_ea_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f. : il., quadros
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964596840169472