A evolução das teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Biologia do Ensino Eecundário entre 1989-2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Isabel Maria Jesus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4768
Resumo: A tentativa de interferência criacionista no ensino tem aumentado no século XXI, nos EUA, na Europa e Portugal também não está afastado deste problema. Com esta investigação pretendeu-se contribuir para defender o ensino da biologia das tentativas de introdução do criacionismo no currículo e nos manuais escolares. Para isso, procedeu-se à análise do modo como se realizou a transposição das teorias da origem das espécies, dos mecanismos e dos argumentos do evolucionismo para os manuais escolares portugueses de biologia do ensino secundário, entre 1989 e 2009. Os resultados evidenciaram que os manuais transpuseram vários exemplos de mecanismos e de provas da evolução que comprovam o seu discurso em prol do evolucionismo. Todavia, foi entre os manuais publicados pós-programa de 2003 que se detetou um menor número de exemplos abordados. Os manuais apresentaram diversas teorias explicativas da origem e evolução das espécies: fixismo/criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo e o neodarwinismo. No entanto, a conceção criacionista, considerada uma teoria fixista, foi abordada nos manuais apenas na perspetiva da história da ciência e não como uma teoria explicativa da biodiversidade e origem das espécies a par das teorias evolucionistas.
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spelling A evolução das teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Biologia do Ensino Eecundário entre 1989-2009BIOLOGIAENSINO DA BIOLOGIAMANUAIS ESCOLARESORIGEM DAS ESPÉCIESTEORIA DA EVOLUÇÃOMESTRADO EM ENSINO DA BIOLOGIA E DA GEOLOGIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIOBIOLOGYBIOLOGY TEACHINGTEXTBOOKSORIGIN OF SPECIESTHEORY OF EVOLUTIONA tentativa de interferência criacionista no ensino tem aumentado no século XXI, nos EUA, na Europa e Portugal também não está afastado deste problema. Com esta investigação pretendeu-se contribuir para defender o ensino da biologia das tentativas de introdução do criacionismo no currículo e nos manuais escolares. Para isso, procedeu-se à análise do modo como se realizou a transposição das teorias da origem das espécies, dos mecanismos e dos argumentos do evolucionismo para os manuais escolares portugueses de biologia do ensino secundário, entre 1989 e 2009. Os resultados evidenciaram que os manuais transpuseram vários exemplos de mecanismos e de provas da evolução que comprovam o seu discurso em prol do evolucionismo. Todavia, foi entre os manuais publicados pós-programa de 2003 que se detetou um menor número de exemplos abordados. Os manuais apresentaram diversas teorias explicativas da origem e evolução das espécies: fixismo/criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo e o neodarwinismo. No entanto, a conceção criacionista, considerada uma teoria fixista, foi abordada nos manuais apenas na perspetiva da história da ciência e não como uma teoria explicativa da biodiversidade e origem das espécies a par das teorias evolucionistas.The creationist attempt of interference on the Education has been increasing in the 21st century, in the United States, Europe and Portugal is no exception to this problem. This investigation intended to contribute to defending biology teaching from the attempts of introducing creationism in academic programs and textbooks. In order to achieve this, it was analyzed the method of how the transposition of the theories of the origin of species has been made, as well as the transposition of the mechanisms and arguments for evolutionism into the biology textbooks of secondary education, between 1989 and 2009. The results showed that the manuals transposed several examples of mechanisms and proofs of evolution, confirming its discourse in favor of the evolutionism. However, the textbooks published after the program of 2003 were the ones showing less number of approached examples. There were presented in textbooks several theories concerning the origin and evolution of species: fixism/creationism, Lamarckism, Darwinism and neo-Darwinism. In spite of this, the creationist notion, considered to be a fixist theory, was approached only on a history of science perspective, and not as an explanatory theory about the biodiversity and origin of species, along with the evolutionist theories.2014-05-19T12:30:41Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4768porBento, Isabel Maria Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:31.850380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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