Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natálio, Ana Isabel da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9782
Resumo: O DSM-5 refere que a Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população, sendo que tal perturbação acompanha todo o ciclo vital e tem impacto a diversos níveis. O estudo aqui apresentado tem como objetivo compreender como é que esta perturbação afeta os níveis de autoconceito e de ansiedade fóbica. A amostra é de N=50 (fem.= 35; masc.=15) dos quais 25 (50%) são portadores de PAE-DL e 25 (50%) não portadores, sendo que no grupo com PAE-DL, as idades variam entre um mínimo de 22 anos e um máximo de 60, com uma média de idades de 33.04 anos. Já no que diz respeito ao grupo sem PAE-DL, as idades oscilam entre os 19 e os 53 anos com uma média de 31.56 anos. Os resultados indicam que os participantes com PAE-DL têm valores mais baixos de autoconceito total, aceitação/rejeição, autoeficácia e maturidade psicológica mas nenhum destes resultados é estatisticamente significativo. Contudo, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais baixos no fator Impulsividade/Atividade e as diferenças são estatisticamente significativas. Também no que diz respeito à ansiedade fóbica, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais elevados do que os participantes sem PAE-DL e os mesmos são estatisticamente significativos.
id RCAP_a08db8d48f6f9370a1f0d5be23004584
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e AutoconceitoAnsiedade FóbicaAutoconceitoDislexia Em AdultosPerturbação da Aprendizagem Especifica Com Défice da Leitura (Pae-Dl)Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO DSM-5 refere que a Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população, sendo que tal perturbação acompanha todo o ciclo vital e tem impacto a diversos níveis. O estudo aqui apresentado tem como objetivo compreender como é que esta perturbação afeta os níveis de autoconceito e de ansiedade fóbica. A amostra é de N=50 (fem.= 35; masc.=15) dos quais 25 (50%) são portadores de PAE-DL e 25 (50%) não portadores, sendo que no grupo com PAE-DL, as idades variam entre um mínimo de 22 anos e um máximo de 60, com uma média de idades de 33.04 anos. Já no que diz respeito ao grupo sem PAE-DL, as idades oscilam entre os 19 e os 53 anos com uma média de 31.56 anos. Os resultados indicam que os participantes com PAE-DL têm valores mais baixos de autoconceito total, aceitação/rejeição, autoeficácia e maturidade psicológica mas nenhum destes resultados é estatisticamente significativo. Contudo, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais baixos no fator Impulsividade/Atividade e as diferenças são estatisticamente significativas. Também no que diz respeito à ansiedade fóbica, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais elevados do que os participantes sem PAE-DL e os mesmos são estatisticamente significativos.DSM-5 refers that Specific Learning Disability with Reading Deficit afects between 5 to 10% of the population, affecting life at several levels throughout all of the life cicle. This study has the goal to understand how this disorder affects the self-concept and phobic anxiety levels. The sample of N=50 (female =35; male =15), with 50% Specific Learning Disability with Reading Deficit participants. As for age ranges, the Specific Learning Disability with Reading Deficit participants aged between 22 and 60 years-old, average 33,04. In the group that doesn’t suffer from this disorder, the age is between 19 and 53, average 31.56. Results indicate that participants with Specific Learning Disability with Reading Deficit have lower values of total self-concept, acceptance/rejection, self-efficiency and psychological maturity, but none of these results are statistically significant. As for the phobic anxiety, the participants with Specific Learning Disability with Reading Deficit presented higher values than the ones without the disorder. In this case, the results are statistically significant.Simões, Maria de Fátima de JesusMaia, Luís Alberto Coelho RebeloRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhauBibliorumNatálio, Ana Isabel da Silva2020-03-05T17:09:51Z2018-07-112018-06-192018-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9782TID:202357201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:51.843289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
title Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
spellingShingle Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
Natálio, Ana Isabel da Silva
Ansiedade Fóbica
Autoconceito
Dislexia Em Adultos
Perturbação da Aprendizagem Especifica Com Défice da Leitura (Pae-Dl)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
title_full Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
title_fullStr Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
title_full_unstemmed Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
title_sort Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito
author Natálio, Ana Isabel da Silva
author_facet Natálio, Ana Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo
Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Natálio, Ana Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade Fóbica
Autoconceito
Dislexia Em Adultos
Perturbação da Aprendizagem Especifica Com Défice da Leitura (Pae-Dl)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Ansiedade Fóbica
Autoconceito
Dislexia Em Adultos
Perturbação da Aprendizagem Especifica Com Défice da Leitura (Pae-Dl)
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O DSM-5 refere que a Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população, sendo que tal perturbação acompanha todo o ciclo vital e tem impacto a diversos níveis. O estudo aqui apresentado tem como objetivo compreender como é que esta perturbação afeta os níveis de autoconceito e de ansiedade fóbica. A amostra é de N=50 (fem.= 35; masc.=15) dos quais 25 (50%) são portadores de PAE-DL e 25 (50%) não portadores, sendo que no grupo com PAE-DL, as idades variam entre um mínimo de 22 anos e um máximo de 60, com uma média de idades de 33.04 anos. Já no que diz respeito ao grupo sem PAE-DL, as idades oscilam entre os 19 e os 53 anos com uma média de 31.56 anos. Os resultados indicam que os participantes com PAE-DL têm valores mais baixos de autoconceito total, aceitação/rejeição, autoeficácia e maturidade psicológica mas nenhum destes resultados é estatisticamente significativo. Contudo, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais baixos no fator Impulsividade/Atividade e as diferenças são estatisticamente significativas. Também no que diz respeito à ansiedade fóbica, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais elevados do que os participantes sem PAE-DL e os mesmos são estatisticamente significativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
2018-06-19
2018-07-11T00:00:00Z
2020-03-05T17:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9782
TID:202357201
url http://hdl.handle.net/10400.6/9782
identifier_str_mv TID:202357201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136389735907328