Avaliação da dislexia em Portugal: a prática clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Joana Margarida Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12369
Resumo: Nas sociedades modernas a leitura e a escrita adquiriram um papel de extrema relevância. Por não ser algo natural e inerente ao desenvolvimento do ser humano, alguns indivíduos apresentam dificuldades na aquisição das competências de leitura. A perturbação conhecida como dislexia carateriza-se por dificuldades na identificação exata e/ou fluente de palavras escritas (Lyon, Shaywitz, & Shaywitz, 2003) com repercussões na compreensão. A par destas dificuldades, podem surgir dificuldades ortográficas bem como dificuldades ao nível da consciência fonológica (Ramus et al., 2003), da velocidade de processamento (Pennington & Bishop, 2009), da nomeação rápida de palavras (Araújo, Pacheco, Faísca, Petersson, & Reis, 2010), das funções executivas (Cutting, Materek, Cole, Levine, & Mahone, 2009) e da memória de trabalho (Moura, Simões & Pereira, 2015), afetando, muitas vezes, o rendimento escolar dos indivíduos (Associação Psiquiátrica Americana, 2013). Apesar de manuais como o DSM-5 fornecerem critérios de diagnóstico para a dislexia eles não são descriminam todos os domínios cognitivos que devem ser contemplados na sua avaliação. Para além disso, parece existir, em Portugal, uma lacuna de provas para a avaliação das diferentes capacidades implicadas na competência de leitura (Sim-Sim & Viana, 2007). O presente estudo teve como objetivo caracterizar as práticas adotadas pelos profissionais nas suas avaliações da dislexia, fazendo um levantamento dos domínios cognitivos e das medidas de aquisição de literacia que habitualmente privilegiam, bem como dos instrumentos a que recorrem para o efeito. Numa amostra de quinze profissionais, verificou-se que, no geral, se realiza uma avaliação abrangente e diversificada dos diferentes domínios cognitivos implicados na dislexia e das medidas relacionadas com a aquisição de competências de literacia. Apesar de afirmarem avaliar algumas das variáveis de modo informal, a maioria utiliza provas aferidas para a população portuguesa.
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