Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9433
Resumo: Uma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo.
id RCAP_1b21717c6b7903039a874a9606e1ff53
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da EstatísticaProject learning : the Statistic Panel blogBlogMatemáticaAprendizagem por projectoWebQuestMathematicsProject learningUma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo.The project learning leaves the school to assume their own identity. The national curricula not always respond to the specifications of each educational community. We need flexible curricula. We present the importance of learning project, starting with the definition of project, it’s main characteristics, presenting the project developed with a K-10 class, professional course, from Terras de Bouro, Portugal, named Statistic Panel, trying to show the interdisciplinary and the cooperation, finalizing with the products developed by the students, trying to reflect the use of the blog in this process.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoSampaio, Patrícia Alexandra da Silva RibeiroCoutinho, Clara Pereira2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9433porSAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira - Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística. “Revista e-Curriculum” [Em linha]. 4:2 (Jun. 2009). [Consult. 6 Ag. 2009]. Disponível em: www.pucsp.com.br/ecurriculum. ISSN 1809-3876.1809-3876info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:09.040074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
Project learning : the Statistic Panel blog
title Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
spellingShingle Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Blog
Matemática
Aprendizagem por projecto
WebQuest
Mathematics
Project learning
title_short Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
title_full Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
title_fullStr Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
title_sort Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
author Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
author_facet Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Matemática
Aprendizagem por projecto
WebQuest
Mathematics
Project learning
topic Blog
Matemática
Aprendizagem por projecto
WebQuest
Mathematics
Project learning
description Uma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2009-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9433
url http://hdl.handle.net/1822/9433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira - Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística. “Revista e-Curriculum” [Em linha]. 4:2 (Jun. 2009). [Consult. 6 Ag. 2009]. Disponível em: www.pucsp.com.br/ecurriculum. ISSN 1809-3876.
1809-3876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132216238800896