Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9433 |
Resumo: | Uma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo. |
id |
RCAP_1b21717c6b7903039a874a9606e1ff53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9433 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da EstatísticaProject learning : the Statistic Panel blogBlogMatemáticaAprendizagem por projectoWebQuestMathematicsProject learningUma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo.The project learning leaves the school to assume their own identity. The national curricula not always respond to the specifications of each educational community. We need flexible curricula. We present the importance of learning project, starting with the definition of project, it’s main characteristics, presenting the project developed with a K-10 class, professional course, from Terras de Bouro, Portugal, named Statistic Panel, trying to show the interdisciplinary and the cooperation, finalizing with the products developed by the students, trying to reflect the use of the blog in this process.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoSampaio, Patrícia Alexandra da Silva RibeiroCoutinho, Clara Pereira2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9433porSAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira - Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística. “Revista e-Curriculum” [Em linha]. 4:2 (Jun. 2009). [Consult. 6 Ag. 2009]. Disponível em: www.pucsp.com.br/ecurriculum. ISSN 1809-3876.1809-3876info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:18:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:18:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística Project learning : the Statistic Panel blog |
title |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Blog Matemática Aprendizagem por projecto WebQuest Mathematics Project learning |
title_short |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística |
title_full |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística |
author |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro |
author_facet |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Matemática Aprendizagem por projecto WebQuest Mathematics Project learning |
topic |
Blog Matemática Aprendizagem por projecto WebQuest Mathematics Project learning |
description |
Uma cultura de projectos conduz a escola a assumir o papel duma organização com identidade própria. Um currículo uniforme, igual para todos os alunos do país, não responde às especificidades de cada comunidade educativa. Surgindo então a necessidade de uma gestão flexível do currículo. Neste artigo, temos como propósito evidenciar a importância da cultura de projectos, começando por definir um projecto, quais as principais características do trabalho de projecto, apresentar o projecto em causa desenvolvido numa turma do 10º ano do curso profissional de Terras de Bouro intitulado “Painel da Estatística”, evidenciar a interdisciplinaridade do mesmo e a cooperação presente, assim como mostrar os produtos finais desenvolvidos pelos alunos (poster a ser divulgado à comunidade educativa) e reflectir sobre a utilização do blog em todo este processo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2009-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/9433 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/9433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro; COUTINHO, Clara Pereira - Aprendizagem baseada em projectos : o caso do blog Painel da Estatística. “Revista e-Curriculum” [Em linha]. 4:2 (Jun. 2009). [Consult. 6 Ag. 2009]. Disponível em: www.pucsp.com.br/ecurriculum. ISSN 1809-3876. 1809-3876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544273688526848 |