Um estudo sobre o uso de WebQuests para revisar conteúdos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turci, Bruno de Moraes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-01122015-140605/
Resumo: Nas últimas décadas o aumento do acesso à Internet vem modificando a maneira como interagimos com a informação e, em consequência, com o conhecimento. A educação no mundo digital exige a adoção de novas metodologias de ensino que desenvolvam competências e habilidades necessárias a formação crítica, reflexiva e participativa de nossos educandos. Dessa maneira busca-se desenvolver a autonomia dos alunos em relação às escolhas que farão durante sua vida, fazendo-as de maneira consciente e planejada. Considerando o baixo índice de acertos nas questões de porcentagens de um simulado realizado em uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo foi elaborada a WebQuest BMW Vermelho com o objetivo de avaliar: Em que medida a metodologia WebQuest contribui para a aprendizagem de porcentagem? Durante a aplicação da WebQuest, em dois nonos anos do Ensino Fundamental, foi possível perceber como a metodologia, através da motivação, provoca mudanças no comportamento dos alunos no que diz respeito a disciplina, a concentração e o desejo em aprender o conteúdo, indicando uma grande potencialidade de uso em revisões de conteúdo, uma vez que deixa de ser uma repetição podendo ser uma maneira de apresentar novos significados aos temas revistos e promover a interdisciplinaridade.
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