O enfermeiro como promotor do desenvolvimento infantil :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsas, Alexandra Isabel Pais Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48595
Resumo: A família é responsável pelas funções de socialização e também pelos cuidados psicoafetivos da criança (Brazelton, 2018), daí que seja fundamental promover as competências parentais, tal como os conhecimentos, habilidades e também atitudes essenciais para o seu desenvolvimento (Cardoso et al., 2015). A problemática que deu origem a este relatório deve-se à preocupação de as crianças brincarem cada vez menos, e em que se reconhece que os pais estão menos disponíveis para brincarem com os seus filhos, e que por vezes desconhecem a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O tema deste relatório foca-se na intervenção do enfermeiro como promotor do desenvolvimento Infantil através da capacitação parental para o brincar, pois defendese que o enfermeiro tem a capacidade de criar e implementar estratégias que promovam o papel parental e promover o desenvolvimento infantil. Este relatório foi construído tendo por base um projeto formativo, elaborado sob a metodologia de projeto, numa ótica de resposta à problemática identificada. Relata o percurso formativo no desenvolvimento de competências de mestre, e de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Ambas adquiridas não apenas pela análise reflexiva das atividades desenvolvidas, bem com a contribuição e aquisição de conhecimentos para alcançar os objetivos delineados. Sustentaram e fundamentaram este percurso o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, o Modelo do Cuidado Centrado na Família e o Modelo de Touchpoint de T. Berry Brazelton. Este percurso formativo impulsionou uma intervenção promotora do desenvolvimento infantil, facilitadora da transição para a parentalidade capacitando para prestar cuidados que potenciassem a maximização de saúde da criança/jovem. Mais especificamente na orientação e capacitação dos pais sobre a importância do brincar nas diferentes etapas de desenvolvimento da criança.
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