A lousa digital na ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa que, atualmente, encontra-se disponível em alguns espaços educacionais. A pesquisa contou com a colaboração de futuros professores, professores em exercício e em formação continuada. Os colaboradores responderam algumas questões relacionadas ao uso pedagógico da lousa digital, as quais foram disponibilizadas em um formulário online. A análise do questionário está fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir das ideias centrais recorrentes, expressas no questionário, construímos três discursos coletivos: DSC1 – A lousa digital como recurso interativo; DSC2 – Ensinar e aprender com a lousa digital e DSC3 – Potencialidades e limitações da lousa digital. A pesquisa mostrou que os professores reconhecem a importância do uso de diferentes tecnologias em sala de aula e, sobretudo, a necessidade de aprender a usar este recurso tecnológico e criar ou buscar atividades que facilite o ensinar e o aprender. |
id |
RCAP_1b39d8a3882961827b205f25aadbb677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1847 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A lousa digital na ação docenteEste artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa que, atualmente, encontra-se disponível em alguns espaços educacionais. A pesquisa contou com a colaboração de futuros professores, professores em exercício e em formação continuada. Os colaboradores responderam algumas questões relacionadas ao uso pedagógico da lousa digital, as quais foram disponibilizadas em um formulário online. A análise do questionário está fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir das ideias centrais recorrentes, expressas no questionário, construímos três discursos coletivos: DSC1 – A lousa digital como recurso interativo; DSC2 – Ensinar e aprender com a lousa digital e DSC3 – Potencialidades e limitações da lousa digital. A pesquisa mostrou que os professores reconhecem a importância do uso de diferentes tecnologias em sala de aula e, sobretudo, a necessidade de aprender a usar este recurso tecnológico e criar ou buscar atividades que facilite o ensinar e o aprender.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1847PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 133-1441646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847/1680Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sheyla CostaMorales, Leonardo dos Santos2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:23.052385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lousa digital na ação docente |
title |
A lousa digital na ação docente |
spellingShingle |
A lousa digital na ação docente Rodrigues, Sheyla Costa |
title_short |
A lousa digital na ação docente |
title_full |
A lousa digital na ação docente |
title_fullStr |
A lousa digital na ação docente |
title_full_unstemmed |
A lousa digital na ação docente |
title_sort |
A lousa digital na ação docente |
author |
Rodrigues, Sheyla Costa |
author_facet |
Rodrigues, Sheyla Costa Morales, Leonardo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Morales, Leonardo dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sheyla Costa Morales, Leonardo dos Santos |
description |
Este artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa que, atualmente, encontra-se disponível em alguns espaços educacionais. A pesquisa contou com a colaboração de futuros professores, professores em exercício e em formação continuada. Os colaboradores responderam algumas questões relacionadas ao uso pedagógico da lousa digital, as quais foram disponibilizadas em um formulário online. A análise do questionário está fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir das ideias centrais recorrentes, expressas no questionário, construímos três discursos coletivos: DSC1 – A lousa digital como recurso interativo; DSC2 – Ensinar e aprender com a lousa digital e DSC3 – Potencialidades e limitações da lousa digital. A pesquisa mostrou que os professores reconhecem a importância do uso de diferentes tecnologias em sala de aula e, sobretudo, a necessidade de aprender a usar este recurso tecnológico e criar ou buscar atividades que facilite o ensinar e o aprender. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1847 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847/1680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 133-144 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170760626176 |