O uso da lousa digital no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martos, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aihara, Apijã Yukio, Longhi, Richard, Cunha, Kauana Sandeski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789
Resumo: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola campo participante do Programa Residência Pedagógica. Esse projeto teve como finalidade buscar formas para motivar os estudantes durante as aulas de Matemática. Para esse objetivo, buscamos na escola as possíveis ferramentas disponíveis e nos deparamos com a LD, recurso tecnológico já conhecido em experiências anteriores, durante a graduação, que se mostrou com grande potencial para atingir nosso objetivo. Em concordância com alguns autores sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, elaboramos o projeto de Intervenção Pedagógica sobre a implantação e utilização da LD, atendendo a uma das atribuições do programa. Assim, buscou-se inserir a lousa no colégio através das seguintes etapas: instalação da LD; regências de aulas utilizando esse recurso; revisão bibliográfica para fundamentar as formações sobre o uso da LD; formação para a implementação da LD; reflexão sobre o executado e possíveis melhorias. Cabe ressaltar que a realização do projeto só foi possível devido ao auxílio das equipes diretiva e pedagógica bem como apoio da professora preceptora do programa no colégio em questão. Estas atividades foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com foco formativo para os bolsistas e no Colégio Estadual Jayme Canet, com destaque do uso da LD nos processos de ensino e aprendizagem. Dos resultados observados destacamos o aumento na quantidade de reservas da sala multiuso, na qual a LD se encontra, a maior participação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso da LD, otimização do tempo de aula e aulas mais interativas. Nesse sentido, podemos concluir que a utilização desse recurso tecnológico possibilitou ganhos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem - com a interação e motivação dos alunos.
id UTFPR-13_72680d1731bf52cfb5267d80dacc679f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10789
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O uso da lousa digital no ensino médioTecnologia EducacionalTecnologia; Ensino da Matemática; Formação Pedagógica.O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola campo participante do Programa Residência Pedagógica. Esse projeto teve como finalidade buscar formas para motivar os estudantes durante as aulas de Matemática. Para esse objetivo, buscamos na escola as possíveis ferramentas disponíveis e nos deparamos com a LD, recurso tecnológico já conhecido em experiências anteriores, durante a graduação, que se mostrou com grande potencial para atingir nosso objetivo. Em concordância com alguns autores sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, elaboramos o projeto de Intervenção Pedagógica sobre a implantação e utilização da LD, atendendo a uma das atribuições do programa. Assim, buscou-se inserir a lousa no colégio através das seguintes etapas: instalação da LD; regências de aulas utilizando esse recurso; revisão bibliográfica para fundamentar as formações sobre o uso da LD; formação para a implementação da LD; reflexão sobre o executado e possíveis melhorias. Cabe ressaltar que a realização do projeto só foi possível devido ao auxílio das equipes diretiva e pedagógica bem como apoio da professora preceptora do programa no colégio em questão. Estas atividades foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com foco formativo para os bolsistas e no Colégio Estadual Jayme Canet, com destaque do uso da LD nos processos de ensino e aprendizagem. Dos resultados observados destacamos o aumento na quantidade de reservas da sala multiuso, na qual a LD se encontra, a maior participação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso da LD, otimização do tempo de aula e aulas mais interativas. Nesse sentido, podemos concluir que a utilização desse recurso tecnológico possibilitou ganhos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem - com a interação e motivação dos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Martos, GabrielaAihara, Apijã YukioLonghi, RichardCunha, Kauana Sandeski2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1078910.3895/actio.v1n1.10789ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789/7003Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10789Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:48Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da lousa digital no ensino médio
title O uso da lousa digital no ensino médio
spellingShingle O uso da lousa digital no ensino médio
Martos, Gabriela
Tecnologia Educacional
Tecnologia; Ensino da Matemática; Formação Pedagógica.
title_short O uso da lousa digital no ensino médio
title_full O uso da lousa digital no ensino médio
title_fullStr O uso da lousa digital no ensino médio
title_full_unstemmed O uso da lousa digital no ensino médio
title_sort O uso da lousa digital no ensino médio
author Martos, Gabriela
author_facet Martos, Gabriela
Aihara, Apijã Yukio
Longhi, Richard
Cunha, Kauana Sandeski
author_role author
author2 Aihara, Apijã Yukio
Longhi, Richard
Cunha, Kauana Sandeski
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martos, Gabriela
Aihara, Apijã Yukio
Longhi, Richard
Cunha, Kauana Sandeski
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional
Tecnologia; Ensino da Matemática; Formação Pedagógica.
topic Tecnologia Educacional
Tecnologia; Ensino da Matemática; Formação Pedagógica.
description O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e tem como objetivo apresentar a experiência dos bolsistas na implementação da lousa digital (LD) no Colégio Estadual Jayme Canet-CT/PR, escola campo participante do Programa Residência Pedagógica. Esse projeto teve como finalidade buscar formas para motivar os estudantes durante as aulas de Matemática. Para esse objetivo, buscamos na escola as possíveis ferramentas disponíveis e nos deparamos com a LD, recurso tecnológico já conhecido em experiências anteriores, durante a graduação, que se mostrou com grande potencial para atingir nosso objetivo. Em concordância com alguns autores sobre a utilização da tecnologia em sala de aula, elaboramos o projeto de Intervenção Pedagógica sobre a implantação e utilização da LD, atendendo a uma das atribuições do programa. Assim, buscou-se inserir a lousa no colégio através das seguintes etapas: instalação da LD; regências de aulas utilizando esse recurso; revisão bibliográfica para fundamentar as formações sobre o uso da LD; formação para a implementação da LD; reflexão sobre o executado e possíveis melhorias. Cabe ressaltar que a realização do projeto só foi possível devido ao auxílio das equipes diretiva e pedagógica bem como apoio da professora preceptora do programa no colégio em questão. Estas atividades foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com foco formativo para os bolsistas e no Colégio Estadual Jayme Canet, com destaque do uso da LD nos processos de ensino e aprendizagem. Dos resultados observados destacamos o aumento na quantidade de reservas da sala multiuso, na qual a LD se encontra, a maior participação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso da LD, otimização do tempo de aula e aulas mais interativas. Nesse sentido, podemos concluir que a utilização desse recurso tecnológico possibilitou ganhos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem - com a interação e motivação dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789
10.3895/actio.v1n1.10789
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10789/7003
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984429727744