Motivações e desempenho de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Arménio
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5662
Resumo: O estudo debruça-se sobre a relação dos motivos de sucesso, afiliação e poder com o desempenho escolar de estudantes universitários. A amostra é constituída por 3 10 estudantes de três cursos da Universidade de Aveiro. Os resultados mostram que a motivação para a afiiiação se relaciona nula ou negativamente com o desempenho. A relação positiva dos motivos de sucesso e poder com o desempenho é contingente da dificuidade percepcionada pelos estudantes. Os motivos e os factores de dificuldade explicam uma percentagem da variância nas notas de curso que se situa em tomo de 15%.
id RCAP_1b4983094a8dceec1c141efdfc7c364a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e desempenho de estudantes universitáriosMotivosDesempenho académicoDificuldade percepcionadaMotivesAcademic performancePerceived difficultyO estudo debruça-se sobre a relação dos motivos de sucesso, afiliação e poder com o desempenho escolar de estudantes universitários. A amostra é constituída por 3 10 estudantes de três cursos da Universidade de Aveiro. Os resultados mostram que a motivação para a afiiiação se relaciona nula ou negativamente com o desempenho. A relação positiva dos motivos de sucesso e poder com o desempenho é contingente da dificuidade percepcionada pelos estudantes. Os motivos e os factores de dificuldade explicam uma percentagem da variância nas notas de curso que se situa em tomo de 15%.The study aims to show how achievement, affiliation and power motives relate to academic performance of university students. The sampie comprises 3 10 students belonging to three undergraduate courses from the University of Aveiro. The results suggest that: a) affiliation relates nu11 or negatively with performance; b) achievement and power motives relate positively with performance, but this reiationship is moderated by the levei of dificulty as perceived by students. Motives and perceived difficulty explain around 15% of performance vanance.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPARego, Arménio2017-07-12T12:01:43Z1998-01-01T00:00:00Z1998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5662porAnálise Psicológica, XVI(4), 635-6460870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:23Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:30.482977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e desempenho de estudantes universitários
title Motivações e desempenho de estudantes universitários
spellingShingle Motivações e desempenho de estudantes universitários
Rego, Arménio
Motivos
Desempenho académico
Dificuldade percepcionada
Motives
Academic performance
Perceived difficulty
title_short Motivações e desempenho de estudantes universitários
title_full Motivações e desempenho de estudantes universitários
title_fullStr Motivações e desempenho de estudantes universitários
title_full_unstemmed Motivações e desempenho de estudantes universitários
title_sort Motivações e desempenho de estudantes universitários
author Rego, Arménio
author_facet Rego, Arménio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Arménio
dc.subject.por.fl_str_mv Motivos
Desempenho académico
Dificuldade percepcionada
Motives
Academic performance
Perceived difficulty
topic Motivos
Desempenho académico
Dificuldade percepcionada
Motives
Academic performance
Perceived difficulty
description O estudo debruça-se sobre a relação dos motivos de sucesso, afiliação e poder com o desempenho escolar de estudantes universitários. A amostra é constituída por 3 10 estudantes de três cursos da Universidade de Aveiro. Os resultados mostram que a motivação para a afiiiação se relaciona nula ou negativamente com o desempenho. A relação positiva dos motivos de sucesso e poder com o desempenho é contingente da dificuidade percepcionada pelos estudantes. Os motivos e os factores de dificuldade explicam uma percentagem da variância nas notas de curso que se situa em tomo de 15%.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01T00:00:00Z
1998-01-01T00:00:00Z
2017-07-12T12:01:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5662
url http://hdl.handle.net/10400.12/5662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, XVI(4), 635-646
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130095917465600