A influência da regulação emocional na relação entre o autoconceito e a memória autobiográfica na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Margarida Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9362
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
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spelling A influência da regulação emocional na relação entre o autoconceito e a memória autobiográfica na adolescênciaAutoconceitoRegulação EmocionalMemória AutobiográficaSelf-conceptEmotional RegulationAutobiographical MemoryDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.O presente estudo tem por objetivo compreender como o autoconceito e a regulação emocional influenciam a memória autobiográfica dos indivíduos. A memória autobiográfica é uma capacidade cognitiva que permite ao individuo lembrar-se dos eventos que experienciou. Para que a memória se desenvolva é necessário o desenvolvimento da noção de self. A memória é ainda influenciada pelas estratégias de regulação emocional utilizadas pelo indivíduo. Assim, foi aplicada a Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes, o Questionário de Regulação Emocional – Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) e o Teste da Memória Autobiográfica (AMT) a adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, de um centro de estudos de Sintra. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, indivíduos com autoconceitos mais elevados e com maiores níveis de supressão emocional apresentam valores mais baixos de memória autobiográfica.ABSTRACT: This study aims to understand how self-concept and emotional regulation influence individuals' autobiographical memory. Autobiographical memory is a cognitive capacity that allows individuals to remember the events they have experienced. For memory to develop, it is necessary to develop a sense of self. Memory is also influenced by the emotional regulation strategies used by the individual. Therefore, the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Adolescents, the Emotion Regulation Questionnaire – Children and Adolescents (ERQ-CA) and the Autobiographic Memory Test (AMT) were applied to adolescents aged between 13 and 18, from a study center in Sintra. The results showed that, in general, individuals with higher self-concepts and higher levels of emotional suppression had lower autobiographical memory scores.Santos, António José Freitas dosRepositório do ISPAMarques, Margarida Ferreira2023-12-28T14:39:43Z2023-11-152023-12-282023-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9362TID:203438566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-31T02:15:46Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:59.135903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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