Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34043 |
Resumo: | Desde tempos ancestrais que há uma conexão entre a arte e o fazer, este projeto de dissertação tem por base a experiência artística procurando a compreensão aprofundada de uma metodologia própria. Para tal servindo-se, em primeira pessoa, do trabalho de Henri Bergson, em particular Matéria e Memória e Evolução criadora para se relacionar com a experiência matérica. O objectivo principal do trabalho é refletir acerca da potencialidade do diálogo matérico, relacionando e acentuando diferenças e similaridades em que o instinto e a inteligência permitam aclarar questões baseadas no prazer do fazer. Nesta interação o racional e o intuitivo originam formas diferenciadas do fazer, que no projecto final formarão um todo que se interliga na forma de um movimento planeado observado como uma instalação escultórica. O desenvolvimento do projecto procura validar a existência desse diálogo estabelecendo uma relação entre ‘circunscrever’, ‘erro’ e ‘suspensão’ inerente à produção artística, contraposto a um plano de acção onde há um pensamento anterior à execução. A metodologia refere o projeto prático como sendo o centro do trabalho de dissertação, assim as experimentações práticas são o objecto de estudo dando origem à produção da obra. Pretendendo um equilíbrio entre a análise das metodologias de trabalho e as experimentações matéricas suportadas no estudo de diferentes autores (pensadores e artistas). Trata-se de uma produção que conjuga o diálogo matérico, racional e intuitivo, como potencial para sensibilizar o espectador onde se conta com a sua capacidade de interpretar e sentir, fazendo despertar nele uma maior sensibilidade para com o que o circunscreve, considerando a arte como uma pluralidade de diálogos e a sua riqueza proveniente dessa abertura e variedade. |
id |
RCAP_1b4b45b79f4f2875fe0047f7269d3f4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizarIntuiçãoPensadoErroOrganicidadeDesde tempos ancestrais que há uma conexão entre a arte e o fazer, este projeto de dissertação tem por base a experiência artística procurando a compreensão aprofundada de uma metodologia própria. Para tal servindo-se, em primeira pessoa, do trabalho de Henri Bergson, em particular Matéria e Memória e Evolução criadora para se relacionar com a experiência matérica. O objectivo principal do trabalho é refletir acerca da potencialidade do diálogo matérico, relacionando e acentuando diferenças e similaridades em que o instinto e a inteligência permitam aclarar questões baseadas no prazer do fazer. Nesta interação o racional e o intuitivo originam formas diferenciadas do fazer, que no projecto final formarão um todo que se interliga na forma de um movimento planeado observado como uma instalação escultórica. O desenvolvimento do projecto procura validar a existência desse diálogo estabelecendo uma relação entre ‘circunscrever’, ‘erro’ e ‘suspensão’ inerente à produção artística, contraposto a um plano de acção onde há um pensamento anterior à execução. A metodologia refere o projeto prático como sendo o centro do trabalho de dissertação, assim as experimentações práticas são o objecto de estudo dando origem à produção da obra. Pretendendo um equilíbrio entre a análise das metodologias de trabalho e as experimentações matéricas suportadas no estudo de diferentes autores (pensadores e artistas). Trata-se de uma produção que conjuga o diálogo matérico, racional e intuitivo, como potencial para sensibilizar o espectador onde se conta com a sua capacidade de interpretar e sentir, fazendo despertar nele uma maior sensibilidade para com o que o circunscreve, considerando a arte como uma pluralidade de diálogos e a sua riqueza proveniente dessa abertura e variedade.Since ancient times, there has been a connection between art and doing, looking for a deep understanding of its own methodology The dissertation project is based on artistic experience. To relate to material experience, the work of Henri Bergson is used, in the first person, in particular Matter and Memory and Creative Evolution. The work’s main purpose is to reflect on the potential of material dialogue, relating differences and similarities in witch instinct and Intelligence allow clarifying questions based on the pleasure of doing. The interaction of the rational and the intuitive give rise to different ways of doing, the final project forms a whole, interconnecting a planned movement seen as a sculpture installation. The project development seeks to validate the existence of this dialogue by establishing a relationship between “circumscribing”, “error” and “suspension” inherent to artistic production, as opposed to an action plan where there is a thought prior to execution. The methodology refers to the practical project as the center of the dissertation, so the practical experiments are the object of study, giving rise to the production of work. Intending a balance between the analysis of the work methodologies and the material experiments supported by the study of different authors (thinkers and artists). Considering Art as a plurality of dialogues the production of this work combines the material dialogue through rational and intuitive. Producing a piece/moment where the material dialogue reveals the richness of this openness and variety, with the potential of sensitize the spectator, where his ability to interpret and feel can awake in him a greater sensitivity to what circumscribes him.2022-06-08T08:20:02Z2022-03-30T00:00:00Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34043porMargaça, Tiago Filipe Cravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:32Zoai:ria.ua.pt:10773/34043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:23.133018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
title |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
spellingShingle |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar Margaça, Tiago Filipe Cravo Intuição Pensado Erro Organicidade |
title_short |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
title_full |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
title_fullStr |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
title_full_unstemmed |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
title_sort |
Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar |
author |
Margaça, Tiago Filipe Cravo |
author_facet |
Margaça, Tiago Filipe Cravo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margaça, Tiago Filipe Cravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intuição Pensado Erro Organicidade |
topic |
Intuição Pensado Erro Organicidade |
description |
Desde tempos ancestrais que há uma conexão entre a arte e o fazer, este projeto de dissertação tem por base a experiência artística procurando a compreensão aprofundada de uma metodologia própria. Para tal servindo-se, em primeira pessoa, do trabalho de Henri Bergson, em particular Matéria e Memória e Evolução criadora para se relacionar com a experiência matérica. O objectivo principal do trabalho é refletir acerca da potencialidade do diálogo matérico, relacionando e acentuando diferenças e similaridades em que o instinto e a inteligência permitam aclarar questões baseadas no prazer do fazer. Nesta interação o racional e o intuitivo originam formas diferenciadas do fazer, que no projecto final formarão um todo que se interliga na forma de um movimento planeado observado como uma instalação escultórica. O desenvolvimento do projecto procura validar a existência desse diálogo estabelecendo uma relação entre ‘circunscrever’, ‘erro’ e ‘suspensão’ inerente à produção artística, contraposto a um plano de acção onde há um pensamento anterior à execução. A metodologia refere o projeto prático como sendo o centro do trabalho de dissertação, assim as experimentações práticas são o objecto de estudo dando origem à produção da obra. Pretendendo um equilíbrio entre a análise das metodologias de trabalho e as experimentações matéricas suportadas no estudo de diferentes autores (pensadores e artistas). Trata-se de uma produção que conjuga o diálogo matérico, racional e intuitivo, como potencial para sensibilizar o espectador onde se conta com a sua capacidade de interpretar e sentir, fazendo despertar nele uma maior sensibilidade para com o que o circunscreve, considerando a arte como uma pluralidade de diálogos e a sua riqueza proveniente dessa abertura e variedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-08T08:20:02Z 2022-03-30T00:00:00Z 2022-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34043 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137708763774976 |