A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arneiro, Daniela Paulo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15736
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1b4c9725d7ac709dcf9d3a28566488b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básicoImagemCompetências histórico-geográficasHistória e Geografia de Portugal2.º Ciclo do Ensino BásicoImageHistorical and geographical skillsHistory and geography of Portugal2nd cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. O documento organiza-se em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas realizadas nos dois ciclos de ensino; na segunda, desenvolve-se o estudo empírico sobre o recurso a imagens no ensino da História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. A investigação realizada neste estudo, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente de leitura, análise e interpretação de imagens. O objeto de estudo é a imagem enquanto recurso didático, em particular as potencialidades do recurso à mesma em diferentes situações de aprendizagem para desenvolver competências de leitura, análise e interpretação que concorrem para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas pelos alunos. São três os objetivos que orientam este estudo: analisar situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso; identificar as potencialidades das imagens na construção de conhecimento em HGP; e, refletir sobre as competências HG desenvolvidas pelos alunos através de situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso didático. A análise dos resultados das propostas de atividades realizadas pelos alunos permite-nos afirmar que o uso de imagens potencia o desenvolvimento de competências de literacia visual, fundamentais para analisar e interpretar imagens, possibilitando a construção e comunicação do conhecimento em HGP mobilizando vocabulário históricogeográfico.ABSTRACT This report is developed in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching of Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic School, of ESELx. The document is organized in two parts: the first part is dedicated to the descriptive and comparative analysis of the practices conducted in the two teaching cycles; in the second part, we develop the empirical study about the use of images in the teaching of History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of basic education. The research conducted in this study arises from the weaknesses presented by the students, namely in the reading, analysis, and interpretation of images. The object of study is the image as a didactic resource, in particular the potential of its use in different learning situations to develop reading, analysis and interpretation competences that contribute to the construction of knowledge and to the development of historical-geographical competences by the students. There are three objectives that guide this study: analyze learning situations that mobilize the image as a resource; identify the potential of images in the construction of knowledge in HGP; and reflect on the HG skills developed by students through learning situations that mobilize the image as a didactic resource. The analysis of the results of the activities proposed by the students allows us to state that the use of images enhances the development of visual literacy skills, fundamental to analyze and interpret images, enabling the construction and communication of knowledge in HGP mobilizing historical-geographical vocabulary.Hortas, Maria JoãoRCIPLArneiro, Daniela Paulo2023-03-01T13:56:51Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15736TID:203187938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:21.500889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
title A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
Arneiro, Daniela Paulo
Imagem
Competências histórico-geográficas
História e Geografia de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
Image
Historical and geographical skills
History and geography of Portugal
2nd cycle of basic education
title_short A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
title_full A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
title_sort A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
author Arneiro, Daniela Paulo
author_facet Arneiro, Daniela Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Arneiro, Daniela Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Competências histórico-geográficas
História e Geografia de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
Image
Historical and geographical skills
History and geography of Portugal
2nd cycle of basic education
topic Imagem
Competências histórico-geográficas
História e Geografia de Portugal
2.º Ciclo do Ensino Básico
Image
Historical and geographical skills
History and geography of Portugal
2nd cycle of basic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
2022-07-15T00:00:00Z
2023-03-01T13:56:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15736
TID:203187938
url http://hdl.handle.net/10400.21/15736
identifier_str_mv TID:203187938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506088992768