A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15736 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_1b4c9725d7ac709dcf9d3a28566488b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15736 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básicoImagemCompetências histórico-geográficasHistória e Geografia de Portugal2.º Ciclo do Ensino BásicoImageHistorical and geographical skillsHistory and geography of Portugal2nd cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. O documento organiza-se em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas realizadas nos dois ciclos de ensino; na segunda, desenvolve-se o estudo empírico sobre o recurso a imagens no ensino da História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. A investigação realizada neste estudo, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente de leitura, análise e interpretação de imagens. O objeto de estudo é a imagem enquanto recurso didático, em particular as potencialidades do recurso à mesma em diferentes situações de aprendizagem para desenvolver competências de leitura, análise e interpretação que concorrem para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas pelos alunos. São três os objetivos que orientam este estudo: analisar situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso; identificar as potencialidades das imagens na construção de conhecimento em HGP; e, refletir sobre as competências HG desenvolvidas pelos alunos através de situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso didático. A análise dos resultados das propostas de atividades realizadas pelos alunos permite-nos afirmar que o uso de imagens potencia o desenvolvimento de competências de literacia visual, fundamentais para analisar e interpretar imagens, possibilitando a construção e comunicação do conhecimento em HGP mobilizando vocabulário históricogeográfico.ABSTRACT This report is developed in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II of the Master's Degree in Teaching of Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic School, of ESELx. The document is organized in two parts: the first part is dedicated to the descriptive and comparative analysis of the practices conducted in the two teaching cycles; in the second part, we develop the empirical study about the use of images in the teaching of History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of basic education. The research conducted in this study arises from the weaknesses presented by the students, namely in the reading, analysis, and interpretation of images. The object of study is the image as a didactic resource, in particular the potential of its use in different learning situations to develop reading, analysis and interpretation competences that contribute to the construction of knowledge and to the development of historical-geographical competences by the students. There are three objectives that guide this study: analyze learning situations that mobilize the image as a resource; identify the potential of images in the construction of knowledge in HGP; and reflect on the HG skills developed by students through learning situations that mobilize the image as a didactic resource. The analysis of the results of the activities proposed by the students allows us to state that the use of images enhances the development of visual literacy skills, fundamental to analyze and interpret images, enabling the construction and communication of knowledge in HGP mobilizing historical-geographical vocabulary.Hortas, Maria JoãoRCIPLArneiro, Daniela Paulo2023-03-01T13:56:51Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15736TID:203187938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:21.500889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
title |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico Arneiro, Daniela Paulo Imagem Competências histórico-geográficas História e Geografia de Portugal 2.º Ciclo do Ensino Básico Image Historical and geographical skills History and geography of Portugal 2nd cycle of basic education |
title_short |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
title_full |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico |
author |
Arneiro, Daniela Paulo |
author_facet |
Arneiro, Daniela Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hortas, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arneiro, Daniela Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Competências histórico-geográficas História e Geografia de Portugal 2.º Ciclo do Ensino Básico Image Historical and geographical skills History and geography of Portugal 2nd cycle of basic education |
topic |
Imagem Competências histórico-geográficas História e Geografia de Portugal 2.º Ciclo do Ensino Básico Image Historical and geographical skills History and geography of Portugal 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 2022-07-15T00:00:00Z 2023-03-01T13:56:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15736 TID:203187938 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15736 |
identifier_str_mv |
TID:203187938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506088992768 |